sábado, 14 de março de 2009

Henrique Grazziotin Gazzana -Autor do texto do espetáculo Som e Luz de São Miguel das Missões


Henrique Grazziotin Gazzana n.18/01/1955 em Caxias do Sul f. 28/08/1995 em Porto Alegre concluiu o curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1980. Filho do médico Darwin Gazzana e de Anna Jaquerina Grazziotin Gazzana. Henrique graduou-se também em Letras pela UFRGS, concluindo o mestrado em Letras em 1989. Henrique é o autor do texto do espetáculo Som e Luz de São Miguel das Missões.
Bibliografia:
A preocupação de Riobaldo - Um estudo sôbre a função do trabalho em Grande Sertão Veredas. Tese de mestrado em Letras 1989 UFRGS.
Texto do Espetáculo Som e Luz de São Miguel das Missões.

A história dos Sete Povos é contada através do Espetáculo de Som e Luz há 27 anos, é apresentado diariamente ao anoitecer no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo em São Miguel das Missões.O espetáculo narra em 48 minutos o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande do Sul por Jesuítas e Índios Guarani. A produção e a direção geral do espetáculo é de Darvin Gazzana, o texto de Henrique Gazzana e as vozes que contam a história são dos atores Paulo Gracindo, Lima Duarte, Armando Bógus, Fernanda Montenegro, Maria Fernanda, Juca de Oliveira e Rolandro Boldrin. (Prefeitura de S. Miguel das Missoes)

"TERRA: Quem vem lá? Quem vem lá profanar minha ondulante pradaria?
Estrela, gritos de dor cristalizados pelo infinito vazio desta celeste cobertura.
Testemunhas dos dolorosos massacres daquelas dias em que
a insegurança e o ódio arrancaram-me do dorso a melhor comunidade que em mim germinou.
Ah estrelas, vento irmão, afastai o novo intruso.
RUÍNAS: Um momento vos pedimos, calmo leito sôbre o qual repousamos há tanto tempo, fecunda terra que manteve e tornou fortes nossos bravos construtores.
Amiga terra, berço e sepultura, nós ruínas desgastadas, estaremos dentro em breve confundidas com o lodo em vosso ventre. Antes, porém, atendei!
Permite que estes estranhos que voltam a passear aqui, sem a mesma graça, é claro, dos antigos guaranis, saibam o que foi feito àquele povo tão belo.
Que os estranhos aqui presentes, pelos motivos mais diversos do mais leviano ao mais penetrante, dividam conosco a mágoa universal de ter assistido a um massacre no qual o inimigo colonialista, por cobiça, raiva e inveja moralista, matou com tiro de lança o legítimo habitante destes campos, os braços construtores desta igreja.
Libertai, serena terra, o espírito de um povo cuja história épica encerra verdades que servem de novo.
Os estranhos ora atentos com seus olhos assustados, podem ser talvez isentos da culpa dos crimes aqui consumados. Mas já que vieram aqui, devem ouvir nos ventos a verdade que encerrais: como foram arrasados vossos filhos, nossos pais, os tranquilos Guaranis...."(trecho do contexto do Espetáculo Som e Luz - IPHAN)

2 comentários:

  1. Nada mais justo que prestar uma homenagem ao Dr. Henrique no dia em que comemora-se o "dia da poesia"...
    Parabéns, belíssima homenagem!
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Oi Dr. Glaci, gostei muito do seu blog.Gostaria de saber se vc não teria o texto completo de espetáculo, pois fui ver em 2008 e me impressionei com a força do mesmo. Desde já agradeço a atenção. Um abraço, Ronaldo.

    ResponderExcluir