quinta-feira, 5 de março de 2009

TUBERCULINUM - relato de um caso


Este caso está relatado no livro Homeopatia, Escritos menores, aforismos y preceptos de James T. Kent.

"Me trouxeram ao consultório um menino de três anos para ser tratado de adenóides. Tinha uma história com antecedentes de vários falecidos por tuberculose pelo lado paterno. Depois de um cuidadoso e longo interrogatório, a mãe persistiu em ocultar o estado mental do menino. Parecia envergonhar-se de revelar seus sintomas mentais. Veio à minha mente provar seu estado com Tuberculinum Bovinum, já que havia uma desordem em sua história e havia visto várias vezes com este remédio, curar adenóides que seguem a tal antecedente. Então com dificuldade coloquei um "papelzinho" do mesmo sôbre a lingua do menino. Ele recusava a tirar a língua ou abrir a boca. A mãe tentou persuadí-lo para que abrisse a boca. Veio então o momento em que o menino se mostrou a si mesmo.

Se pôs violentamente colérico, seus olhos se tornaram vidrosos, parecia como se fôsse ter uma convulsão, tentou cuspir a dose, se voltou para sua mãe e disse "Vou matar-te, quando volte para casa, vou matar-te." Então a mãe foi persuadida a relatar a disposição do menino e seus sintomas mentais. Disse que eram incapazes de governa-lo ou convence-lo a fazer algo que ele não quisesse. Podia ter uma crise de cólera e ameaçar matar a seu pai ou a sua mãe e podia chegar a botar espuma pela boca, se tentassem força-lo a obedecer uma ordem.

Enquanto estava em meu consultório, a mãe o forçou a abrir a boca, e a dose de Tuberc. 10M foi colocada sôbre sua lingua. Quatro semanas depois foi dada outra dose de 10M e mais tarde a 50M. Pouco depois de um mês, o menino começou a mudar, e se tornou suave e obediente. As adenóides desapareceram completamente em três meses. O menino tem agora dez anos e não necessitou de outro medicamento."
"A lei é completa e perfeita, nosso conhecimento acerca de sua amplitude e utilidade é incompleta e imperfeita. A lei é fixa, nossa escola deve progredir". KENT
JAMES TYLER KENT - nasceu em Woodhull, New York em 31 de março de 1849, e faleceu em Stevensville, Montana, em 6 de junho de 1916.
Autor de: REPERTORY OF THE HOMEOPATIC MATERIA MEDICA - 1877
HOMEOPATIC PHILOSOPHY - 1900
LECTURES ON HOMEOPATIC MATERIA MEDICA - 1905.
* Foi Kent que preconizou as dinamizações muito altas e consideradas pelos franceses "misteriosas", a saber as 200; 500; 1000; 10.000; 100.000 e 500.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário