quinta-feira, 5 de março de 2009

O FUNDADOR DA HOMEOPATIA -HAHNEMANN - 1755-1843




Nascido a 10 de abril de 1755, em Meissen, no Saxe, Samuel Hahnemann, cujo pai era pintor na manufatura Real de Porcelana, educou-se num ambiente de honestidade e trabalho.

Devido às dificuldades materiais, só conseguiu prosseguir na Escola Real de Saint-Afra, graças a uma bolsa de estudos que seu professor Dr. Muller, de conivência com sua mãe, consegue obter do rei. Hahnemann dedica-se silenciosamente a seus estudos e termina brilhantemente seu curso escolar com uma dissertação sôbre A curiosa construção da mão.

Com 20 anos de idade, chega a Leipzig com a intenção de estudar medicina, e para obter seu sustento, durante a noite, traduz obras francesas e inglesas.Em 10 de agosto de 1779, em Erlangen, defende sua tese de doutoramento: Considerações etiológicas e terapêuticas sôbre as afecções espasmódicas.

Exerce a medicina, primeiramente, em Hettsteedt, em 1780 e depois em Dessau. Certamente, faz sangrias, indica lavagens, distribui drogas, de acordo com a terapêutica de então; porém, cada vez mais, fica convencido da inutilidade de seus tratamentos. Dedicou-se também aos estudos de quimica e de mineralogia, como Paracelso havia feito; e, com o farmacêutico Haeseler, familiariza-se com o preparo dos remédios.

Conhece, então a filha adotiva de Haeseler, Henriqueta Kuchler, com quem casa em 1783. As peregrinações continuarão cada vez mais frequentes. Em 1784, vamos encontra-lo em Dresden, onde se avista com Lavoisier que está revolucionando a química. Parece que consegue alguma clientela, e procura aperfeiçoar seus conhecimentos médicos frequentando os hospitais. Mas essa tentativa é vã, e depois de quatro anos atormentado por angústias, parte para Leipzig em 1789.

Eis que súbitamente decide não mais exercer a medicina tal como lhe ensinaram. Para assegurar meios de subsistencia para os seus, volta às suas antigas ocupações de tradutor científico.Refugia-se no estudo dos antigos: Hipócrates, os árabes, Paracelso,e, mais próximos dele, Van Helmont, Stahl, Haller, que publicou em Basiléia em 1771, sua Farmacopéia Helvética.

Na Europa, os enciclopedistas abandonaram definitivamente, em suas pesquisas científicas, os métodos que dependiam da teologia e da escolástica. Apegam-se à observação dos fenômenos naturais, ao exame objetivo dos fatos. A astronomia, a física, a química e as ciências naturais, realizam imensos progressos. À essa revolução, Hahnemann traz a sua contribuição na terapêutica.Fica obsedado pela intuição de que existe um meio de cura simples e desconhecido.
Em 1790, com 35 anos de idade, em Stoetteritz, ao traduzir a Matéria Médica de Cullen, choca-se com a descrição das propriedades da quinquina e com a incoerência das explicações que a ela são dadas. Decide experimentar a ação da quinquina sôbre si mesmo. Com esse intuito, toma, durante vários dias, fortes doses, ressentindo, em seguida, os sintomas de um estado febril intermitente, idêntico às febres que, precisamente são curadas pela quinina. Escreve, em face de seu exemplo: " As substâncias que provocam uma espécie de febre, cortam as diversas formas de febre intermitente". Com fervor, repete a experiência consigo mesmo, com pessoas de suas relações, estendendo-a ao mercúrio, à beladona e à digital. Verificando sempre uma resposta concorde, ele defronta a antiga lei da similitude. Doravante, o caminho certo está traçado à sua frente. Em 1796, cria a homeopatia.
É, em 14 de maio dêsse mesmo ano, que Jenner, após 20 anos de pesquisas e reflexões, faz, em Berkeley, a experiência decisiva que exporá em 1798. Um menino chamado Phipps, diz êle, foi inoculado no braço pela substância retirada de uma pústula formada no braço de uma jovem contaminada pelas vacas de seu patrão... Em seguida, inocularam a varíola nesse menino; de acôrdo com as minhas previsões, a varíola não se reproduziu nele.
Ao mesmo tempo, assistia-se à descoberta da vacina antivariólica e da homeopatia, ambas obedecendo, ainda que de modos diferentes, aos antigos princípios da analogia.
Hahnemann, em 1810, publica a Exposição da Doutrina Homeopática: Organon da Arte de Curar. depois, de 1811 a 1821, aparece a publicação de A Materia Médica Pura, seguida do Tratado das Moléstias Crônicas, em 1828. Consagra-se ao estudo das reações naturais do homem são, do homem doente, ao estudo dos remédios, e reaviva os métodos hipocráticos. Funda a homeopatia baseado na lei de similitude, na individualização do doente e do remédio.
Cria a experimentação sistemática sôbre o homem são e descobre o poder dos remédios diluídos.
( A Homeopatia Pierre VANNIER Difusão Européia do Livro, São Paulo, 1960)

2 comentários:

  1. "Em 1796 cria a homeopatia". Este ano pode ser considerado com toda a justiça o ano do nascimento da homeopatia, pois Hahnemann publica seu "Ensaio sobre um novo principio para descobrir o poder curativo das drogas", baseado nos resultados de seus experimentos (em indivíduos sãos) que começaram 6 anos antes com a "Cinchona". Inaugura o método experimental em terapeutica, 50 anos antes de Claude Bernard (!).

    ResponderExcluir
  2. olá! Estou começando agora meu curso de farmácia e ainda estou na primeira fase e vejo o quão maravilhosa é esta profissão. Através do seu blog pude conhecer um pouco de de HAHNEMANN o "pai da homeopatia" parabéns pelo seu trabalho. GARCIA

    ResponderExcluir