segunda-feira, 9 de março de 2009

PRECURSORES DA HOMEOPATIA -O SÉCULO XVII




Ainda que as idéias de Paracelso permaneçam veladas por dois séculos, sua luz é suficiente para esclarecer alguns grandes homens. O gênio de Galileu e de Descartes dominam o século, que será chamado o século da objetividade. A medicina submete-se ao contrôle experimental, precedendo a estudos de anatomia, e de fisiologia. Harvey, em 1628, descobre a circulação sangüinea. Os princípios de similitude e infinitesimalidade são defendidos por Crollius, em sua obra: " La Royale Chimie", de 1608. Kircher(1602-1680) publica em 1644: "Le Monde souterrain", obra dedicada ao Papa Alexandre III, na qual estuda os venenos e os remédios "a chave universal da simpatia e da antipatia".

É Van Helmont (1577-1644) que constrói uma teoria fisiológica onde encontramos que toda alteração do equilíbrio fisiológico pode acarretar uma alteração orgânica secundária, o que significa que a alteração da função antecede a alteração do órgão.

Sydenham(1624-1689) baseado na tradição hipocrática, estuda a constituição e os temperamentos, e a importância das reações naturais.
Stahl(1660-1734) conhece a lei da analogia e estabelece a explicação físico-química da vida.
É Hoffmann(1660-1742) um dos que mais se aproxima da Homeopatia. Sua fisiologia é alicerçada nas noções do tono orgânico, regulado por um fluído nervoso. A modificação desse tono, para amis ou para menos, leva à doença. A medicina baseia-se no raciocínio e na experiência( idéia que será desenvolvida de modo magistral por Claude Bernard).
Hoffmann, assim como tantos outros, incluindo Hipócrates, encontra-se diante dessa noção de equilíbrio, aquém ou além do qual a terapêutica deixa de ser a mesma.
Fotos: 1-Hoffmann 2- Van Helmont
Fonte: Vannier Pierre A Homeopatia Difusão Européia do Livro SP 1960

Nenhum comentário:

Postar um comentário