sábado, 7 de março de 2009

JOSÉ EMYGDIO RODRIGUES GALHARDO (1876 -1942 )




José Emigdio Rodrigues Galhardo - Rio de Janeiro- Autor do livro INICIAÇÃO HOMEOPÁTICA, obra de divulgação da doutrina Homeopática, que traz no primeiro capítulo, a mais completa biografia de Samuel Hahnneman.

Galhardo foi presidente do Instituto Hahnemaniano do Brasil no período de 1924 a 1927, e professor de Clínica Terapêutica Homeopática na Escola de Medicina e Cirurgia desse Instituto.
O Dr Galhardo conferiu aos Annaes de Medicina Homeopática do Instituto Hahnemaniano do Brasil, uma fase de grande produção e de características técnicas de boa qualidade.

Diversos foram os artigos publicados, sendo de inestimável valor histórico os informes e relatórios sobre o Primeiro Congresso Brasileiro de Homeopatia, promovido pelo IHB e realizado no Rio de Janeiro de 25 a 30 de setembro de 1926. É notificado que neste congresso o IHB criou a Liga Homoeopathica Brasileira.

Um comentário:

  1. O dr. Emygdio Galhardo pode ser considerado o maior historiógrafo da homeopatia brasileira. Seu trabalho sobre a História da Homeopatia no Brasil, apresentado ao 1º Congresso Brasileiro de Homeopatia, que ele mesmo organizou e promoveu, tem mais de 700 páginas. É a mais exaustiva compilação das fontes primárias sobre os primeiros passos da homeopatia em nosso país. O livro do congresso por pouco não se perdeu no incendio da tipografia.
    Entusiasta instrutor de uma geração de homeopatas, dr. Galhardo foi codinominado o "príncipe dos homeopatas brasileiros".

    ResponderExcluir