domingo, 1 de março de 2009

LICINIO CARDOSO O MATEMÁTICO HOMEOPATA



LICINIO ATANAZIO CARDOZO -- “ O MATEMATICO “

Na pequena vila de Lavras , Rio Grande do Sul hoje municipio de Lavras do Sul em 02 de maio de 1852, nasceu Licinio Atanazio Cardozo, no mesmo dia em que nasceu Santo Atanazio em Alexandria.
Filho de Vicente Xavier Cardoso, homeopata prático que ficando viúvo, foi servir na Guerra do Paraguai, vivia , Licínio Cardoso com os outros cinco irmãos, na casa de uma tia.De origem humilde, exerceu vários ofícios tendo inclusive ajudado a construir a Igreja de Lavras. De inteligencia privilegiada, seu sonho era ampliar os seus horizontes.
Convidado por um naturalista que fora conhecer a região de Lavras atraido pelas riqueza auríferas das quais muito se falava, e após ter o consentimento de seu avô que reconhecia sua inteligencia e sabia de seu sonho de buscar instrução em um centro maior, partiu,viajando dias e dias a cavalo rumo ao Rio de Janeiro.Lá chegando, foi abandonado pelo naturalista seu protetor, mas, graças às cartas que lhe dera o Barão do Cerro Formoso para pessoas influentes do Império, consegue a matricula almejada na Escola Militar. Sem vocação para a carreira das armas, sabia que encontraria no programa da Escola Militar o que exigiam seus pendores para as matemáticas.Em 1874, conclui o curso preparatório da Escola Militar; Em 1878, termina o curso do Estado Maior, promovido à segundo Tenente e classificado no primeiro batalhão de artilharia; Em 1879, conclui o curso de engenharia militar;Em fevereiro de 1885 foi promovido a Capitão e em 1886 nomeado para coordenar o ensino do curso preparatório.
Em 1876 criou-se a Sociedade Positivista do Brasil, sendo Benjamim Constant, um de seus sócios fundadores.
Na Escola Militar, encontrou Benjamin, o melhor de seus discipulos, em Licinio Cardoso.
Voltado inteiramente para as Ciencias positivas, Licinio Cardoso estudou, assimilou, meditou e reverenciou Augusto Comte. Em Ciencias matemáticas, aproximou-se Licinio Cardoso de Leibnitz, o descobridor do cálculo infinitesimal...Da obra de Augusto Comte, Licinio Cardoso aceitava”o que lhe parecia conforme com a doutrina que assimilara através do conjunto da obra do mestre...”Essa independencia de espirito em relação ao filósofo, manifestou-se em um de seus primeiros trabalhos “A Classificação de Ciencias”. Ocuparam-se em classificar as ciencias, Aristóteles, Bacon, Ampère, Descartes, Augusto Comte, Herbert Spencer e outros mais. Entre nós, apareceu a çlassificaçãode Licinio Cardoso, precedendo trabalhos no mesmo sentido, realizados sucessivamente por Nerval de Gouvea, Farias Brito, Liberato Bittencourt, Sylvio Romero Jonathas Serrano e Tristão de Athayde.
De Licinio Cardoso, a classificação data de 1879, publicada na revista da “ Sociedade Phenix Literária.”Fica assim constituida a escala hierárquica das ciencias fundamentais:
Matemática abstrata- Analise
Matemática concreta- Geometria
Mecanica
Fisica
Quimica
Biologia
Frenologia
Sociologia
Antroponomia ( conhecimento das leis particulares que presidem ao exercicio das funções do corpo humano)
Matemático, Licinio Cardoso considerou as dimensões do espaço : “ uma realização parcial de infinitas possibilidades”( Preito a Samuel Hahnemann p.35)
Trabalhos publicados como Matemático (Professor da Escola Militar e da Escola Politecnica)
“ Um caso da Igualdade dos Triangulos” revista da Academia da Escola Militar 1885
“Teoria Elementar do Máximo e do Mínimo”Revista Academica da Escola Militar 1885
“Teoria Elementar das Funções” 1885
“Teoria da rotação dos corpos” 1887
“A verdadeira estatica na mecanica”Revista da Escokla Politecnica do RJ 1897
“Equações diferenciais da mecanica” revista dos cursos da Escola Politecnica do RJ 1909
“Condição Geral da existencia da função de forças” revista da Sociedade Brasileira de Ciencias do RJ- 1920

( foto: Einstein na Escola Politécnica do RJ-1925)
“Relatividade Imaginária” – O Jornal – 16 maio 1925 (Artigo polêmico publicado após a visita que Einstein fez ao Brasil nesse ano de 1925. O artigo traz o seguinte comentário sobre o livro de Einstein “La théorie de la relativité restreinte et generalisée”. “A cada página, pode-se dizer,da obra, eu encontrava proposições análogas: umas confundindo o objetivo com o subjetivo, outras afirmando coisas de impossível realização, outras estabelecendo conceitos elementaríssimos e velhos como se fossem novos(...) Demonstrei que o professor Einstein,confundindo os pontos de vists abstrato e concreto, toma por objetivo o que é subjetivo e vice-versa e não distingue entre ciência abstrata e relações particulares das existencias concretas.”(in: Moreira e Videira,p.131)
O Médico Homeopata – Aos 43 anos de idade, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. “A concepção da Medicina” foi a sua tese de doutorado que foi aprovada com distinção. No dia 23 de janeiro de 1900, tornou-se doutor em medicina. O jornal Gazeta de Noticias publicou: “É o sexto matemático que se apresenta sustentando a medicina homeopata; o primeiro foi o Conselheiro Meirelles, o segundo o falecido Dr. Pedro Bandeira de Gouvea; o terceiro o Dr. Joaquim Murtinho; o quarto o Dr. Faria Junior; o quinto o Dr. Nerval de Gouvea e finalmente o sexto o Dr. Licinio Cardoso. Matemáticos que se fizeram médicos, atraídos pela ciencia das doses infinitesimais.” Pouco tempo depois, Saturnino Cardoso, oficial do exército, fazia-se também médico homeopata.” Com o espírito afeito aos métodos indutivo e dedutivo, tendem esses cientistas para a medicina que se baseia na observação, comparação e experimentação, para essa terapêutica que, em sua concepção unitária da moléstia, é complexa e abstrata.”
“Ninguém terá dúvidas-disse Licinio Cardoso num de seus trabalhos sobre a ciencia do filósofo de Meissen, em reconhecer as qualidades de permanencia que revestem os caracteres da medicina hahnemanianna, que é instituida sobre as leis naturais pertencentes a esse tipo no qual as fórmulas subjetivas traduzem a realidade absoluta. As leis de Kepler, de Galileu, de Huyghens, de Newton, que servem de base à mecanica e que são casos particulares das leis universais da persistencia, da coexistencia e da equivalência, sòmente por Augusto Comte formuladas, são as mesmas que edificam, no domínio biológico, os fundamentos da nossa terapêutica” (Jose Emidio Galhardo- Iniciação homeopática p.157)
Nestas citações, onde estão enunciadas as bases da terapeutica homeopata, é fácil reconhecer as razões da preferencia dos matemáticos pela medicina de Hahnemann, como prova irrefutável do rigor científico de suas leis.
Licinio Cardozo inicia sua clinica em 1900, período áureo da homeopatia, em uma farmácia no Largo do Machado antes de instalar-se no centro da cidade.Nessa época grassava a epidemia de febre amarela e muitos foram salvos pela homeopatia de Licinio Cardoso, fato que determinou a conversão de alguns clínicos à terapêutica de Hahnemann.
Ao ser inaugurada a Policlinica de Botafogo, foi convidado para chefe de uma clínica homeopatica. Mais tarde, foi nomeado chefe de clínica da Sexta enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, em substituição a Saturnino de Meirelles.Foi presidente do Instituto Hahnemanniano, fundando a escola de Medicina e Cirurgia e o Hospital Hahnemanniano.
Tendo conhecido o sistema de curar do Dr. Rogers, médico homeopata de Chicago, com o qual manteve uma longa correspondência, achou vantagens no seu método: o tratamento dos doentes pelo próprio sangue dinamizado.Em 1918, Licinio Cardoso depois de fazer experiencias muitas vezes sobre o seu próprio organismo,fez seu, e com êxito esse sistema de tratamento.
“Dyniotherapia autonosica”( dynio= força termo de origem grega) foi publicado em Genebra na tradução francesa de Antoine Nebel Fils. O livro que apareceu na Suiça depois de sua primeira edição esgotada no Brasil, vem precedido de um capítulo onde o notável cientista Ignácio Azevedo do Amaral, expõe a evolução do pensamento matemático de Licínio Cardoso. Comentando seus trabalhos em Ciencias abstratas desde a “Theoria elementar das funções, publicada em 1885 até a “Dyniotherapia autonósica ” em 1923, procurou mostrá-las como “elementos de uma mesma cadeia, testemunhando a unidade filosófica de Licinio Cardoso” Ninguém melhor do que Ignácio Azevedo do Amaral , poderia dizer de Licinio Cardoso:
“O matemático”.

CARDOSO, Leontina Licínio, Gráfica Editora Souza, RJ 1952 Licínio Cardoso-seu pensamento, sua obra, sua vida, Biblioteca do Estado do Rio Grande do Sul.

5 comentários:

  1. Minha querida amiga, colega e médica:
    Sensacional essa tua idéia de disponibilizar material da história da homeopatia, até então inédito na internet.
    Esta biografia de Licínio, escrita por sua filha Leontina eu encontrei um exemplar na Biblioteca da Liga Homeopática do RS com as páginas ainda não cortadas, mais de 50 anos depois. Realmente muito pouca gente se interessa pelo tema. O livro é de 1952, ano do centenário do nascimento de Licínio, amplamente comemorado no RS por obra do dr. David Castro, fundador da Liga. Em 52 (ano do "Diário da Motocicleta" de Che Guevara) Porto Alegre sediou o IVº Congresso Brasileiro de Homeopatia, oficializado pelo governo do estado, em homenagem a Licínio Cardoso, com a presença de familiares. Teve lançamento de selo oficial, inauguração de herma no Parque Farroupilha, busto em Lavras do Sul e inauguração do dispensário 3 no Menino Deus (atual sede da Liga).
    Poucas pessoas conhecem a importância da obra de Licínio Cardoso, o maior homeopata gaúcho e até, brasileiro. Só alguns homeopatas e a comunidade de Lavras do Sul onde ele nasceu. Lá tem a praça principal, busto, escola Licínio Cardoso onde as crianças estudam sua biografia. De analfabeto até mais de 15 anos à condição de cientista reconhecido na Europa, fundador da Faculdade e Hospital Hahnemanniano no Rio de Janeiro, matemático que ousou contestar Einstein, amigo de Benjamin Constant, sua intervenção no início do séc. XX caracteriza o Período Áureo da homeopatia brasileira (1900 - 1930).
    Ben-Hur Dalla Porta

    ResponderExcluir
  2. bacana.

    eu sempre vejo a placa (de rua) com o nome dele, na estação de trem Sao Fco Xavier (RJ) onde se lê "Licinio Cardoso". Finalment lendo aki, aprendi mais sobre a vida dele = ] ...

    ResponderExcluir
  3. É com o maior orgulho que digo que Dr. Vicente Licinio
    Cardoso era meu avô e seu filho Dr. Vicente Theodomiro Cardoso , meu pai, foi o fundador da colônia de Santa Rosa /RS e lá tem um museu com todos os seus pertences, ainda que muitas coisas tenham se extraviado, por isso solicito que quem tiver ou souber de alguma obra do vô ou do meu pai entre em contato comigo, sua filha e neta Stella Maris Cardoso Fone 51)97696533, em Porto Alegre, para que possamos reconstituir o museu em Santa Rosa, que leva o nome do meu pai e do qual muitas obras foram extraviadas e desaparecidas. Estamos fazendo um inventário de todo o conteúdo de obras deixadas por eles. Desde já fico muito agradecida;


    este é meu e-mail para contato: stellamaris507@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Prezada Dra. Glaci,

    Parabéns pelo belo trabalho a respeito da grande obra do Dr. Licinio Cardozo. Finalmente consegui dados concretos sobre sua vida que até então não possuía.
    No livro sobre o Primeiro Congresso Brasileiro de Homeopatia, o Prof. Galhardo registra os últimos momentos do Dr. Licinio na Pres. do Inst. Hahnemaniano do Brasil. Registra também o seu falecimento em Lisboa em 01/06/1926, após adoecer a bordo do navio Andes.
    O livro também faz referência ao seu livro sobre a Dyniotherapia autonosica, baseado nas experiências do Dr. Rogers dos Estados Unidos, com quem o Dr. Licinio manteve correspondência. Infelizmente até hoje não consegui encontrar essa obra que acredito importante para ajudar no estudo da auto-hemoterapia no Brasil.
    Interessante também foi o impacto da obra (1923), no ambiente homeopático, já que alguns membros do Instituto a rejeitaram porque não se tratava de obra amparada nos princípios hahnemanianos. Inclusive contestaram o fato de continuar presidente do Instituto. São os rigores da doutrina.

    Um cordial abraço

    Prof. Douglas Carrara

    ResponderExcluir