quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"GUASQUEADA DO PAMPA"

A Guasqueada do Pampa acontecerá neste mes de setembro, em Bagé, e reunirá a Família Guasque , historiadores, professores e interessados , para conhecerem ,através de depoimentos , a vida e as atividades de Don Guasque , espanhol que veio para o Brasil e que andou por Bagé na época DA Revolução Farroupilha e de Ignácio e José Luiz, filho e neto de Don Guasque, ambos médicos homeopatas que viveram em Bagé, e ainda sua numerosa descendência.

Confirmadas as presenças de familiares do Rio de Janeiro, Paraná, Montevideo e outras cidades do Uruguai, assim como de várias cidades de nosso estado.

Programação Paralela
Dia 18 - Show de Marcello Caminha às 20 30 no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza - Promoção URCAMP e Studio Digital
Dia 19 - Domingo
12 - Restaurante La Marca
16 h - Desfile Temático Revolução Farroupilha
18 h- Encontro na Confeitaria Neisa

Dia 20- Segunda Feira
9 30 h - Recepção na Casa de Cultura Pedro Wayne - Música nativista -. Violão e voz com Lucas Gross e Exposição de Fotografias de Julinho Pimentel " Campos de Sombra e luz"
10 00 h - Desfile Tradicional de Gaúchos à Cavalo na Av Sete
12 30 h - Almoço na Churrascaria Betemps, com a voz de Cotinha e esposo.
Tarde livre - sugestão - Aceguá e seu Acampamento Farroupilha
20 00 h - Jantar no Madre Maria, com Julinho Pimentel no vocal.
Dia 21 - Terça Feira
9 00 h - Embarque em ônibus DA Prefeitura para Passeio Cultural pela cidade: Av Sete e Tupi Silveira, Marechal Floriano, General Osório, Catedral, Parte antiga DA cidade e Cemitério, Av José Artigas até o início dos Haras de PSI, Santa Thereza.
12 00 - Almoço livre
15 00 - Visita ao Museu Dom Diogo de Souza - Exposição " Dois Séculos do Cotidiano de Bagé - Imagem, Poesia e História"
17 00 -Casa de Cultura Pedro Wayne - " Guasqueada no Pampa"
21 00 h - Jantar no Bistro
Guasqueada no Pampa
Promoção - Núcleo de Pesquisas Tarcísio Taborda, Casa de Cultura Pedro Wayne, Secretaria Municipal de Cultura, Família Guasque
Apoio - Museu Dom Diogo de Souza , Centro Histórico Santa thereza
A programação será esta, devemos ainda nos ajustar ao tempo, que foi uma escolha aleatória podendo ser mais, ou menos. Mas os particiapantes e as palestras obedecerão esta ordem crescente, primero José Luiz, ( neto de Don Guasque, e médico homeopata em Bagé,dono da Pharmácia Humanidades) depois Ignácio Guasque, pai de José Luis e também médico homeopata , conceituadíssimo em Bagé e depois em Jaguarão, até sua ida para o Paraná, e que escreveu e editou " O MEDICINA HOMEOPATHICA" , em 1890 , e o pai de todos os Guasque, controvertido, multifacetado, aventureiro, polêmico e outros adjetivos mais, que o tornam uma figura única - Don Guasque - José Eduardo Cipriano Berlinguero Guasque, espanhol que chegou ao Brasil em 1828.

Dia 21 de Setembro- 17 horas , iniciaremos as palestras
Palestra 1 - " Dr. José Luiz Guasque, médico homeopata em Bagé 1907 - 1937 ", com os bisnetos Gerson Luis Barreto de Oliveira, médico nefrologista em São Gabriel - RS, e Maira Belkis Caminha Correa, veterinária, bacharel em Direito em Bagé ( 20 min ).
Palestra 2 - " Guasque Prates - uma das famílias descendentes de Don Guasque ". Mirta Guasque Prates, psicopedagoga de Porto Alegre ( 20 min ).
Palestra 3 - Dr. Ignácio Guasque e o tratado " Medicina Homeopathica ", com Renato Vargas Guasque, advogado patrimonialista de Ponta Grossa -Paraná, e Gerson Luis Barreto de Oliveira ( 30 min ).
Intervalo ( 10 min )
Palestra 4 - " Don José Guasque ", com Renato Vargas Guasque, e Aluisio Guasque Antunes, Procurador Aposentado do Estado do Paraná ( 30 min )
A seguir, a escritora e folclorista gaúcha Elma Sant'Ana faz uma abordagem com " Don José Guasque pela Revolução Farroupilha " e lança o livro " Don Guasque ".
Após, debates com mesa redonda de todos os participantes, e entrega oficial ao NPHTT das Obras Completas da escritora Anna Guasque Moreira Lima ( bisneta de Don Guasque ).

foto: Ignácio Guasque e familiares (enviada por Gerson de Oliveira Barreto)























Um comentário: