segunda-feira, 12 de outubro de 2009

IGNÁCIO GUASQUE (1835-1912) Um dos pioneiros da homeopatia no Rio Grande do Sul


IGNÁCIO GUASQUE -

Filho do jornalista espanhol José Eduardo Cipriano Berlinguero Guasque e Maria de La Cabeza Josefa Juana Terron y Hidalgo de Guasque, nascido no Rio de Janeiro em 1835, casou com a bageense Anna Luiza Romeiro Barcellos Guasque, em 8/12/1864, na Catedral de São Sebastião, em Bagé. Morreu em Castro, no Paraná, em 5/02/1912.

Sua formação provavelmente, como atestam alguns documentos, foi na Escola de Homeopatia, no Rio de Janeiro. Clinicou em Jaguarão em 1890, mesmo ano que escreve e publica, em Pelotas, o livro " Medicina Homeopathica". Logo após se muda com a maioria dos familiares para o Paraná.

De 1906 a 1907 publicou artigos na Revista Homeopathica do Paraná ( foi citado na Tese de Doutorado da Prof. Renata Palandri ), mas não estava mais clinicando, era fazendeiro na época.
A Tese de doutorado da Dra.Renata Palandri Sigolo intitulada "Em busca da Sciencia Médica a medicina homeopática no início do século XX"pode ser acessada no site:
http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/8361/1/Renata[1][1].pdf

Referência: Informação enviada pelo médico nefrologista Gerson Luis Barreto de Oliveira, tataraneto de Ignácio Guasque e bisneto de seu filho José Luiz Guasque que foi homeopata em Bagé RS.

5 comentários:

  1. Dra. Glaci
    A tese da Sra. Renata Palandri Sigolo é de um rigor científico fantástico, dá prazer ler. Espero que o livro " Medicina Homeopathica ", do Ignácio, seja útil.
    Gerson Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,Dra.Glaci peço antecipadamente que me desculpe por usar este seu espaço,mas minha irmã ao abrir seu blog algo chamou-lhe atenção.
    E foi o nome IGNÁCIO GUASQUE,e ja digo porque pois nosso sobrenome é Guasque e ao relatar ao meu pai ele pensa ser seus parentes, o senhor Ignácio Guasque e josé Luiz Guasque e como pouco soubemos de nossos antepassados por não termos conhecido nosso avõ Nicolau Factor Guasque,que era espanhol e morava em Bagé e venho a falecer mto novo deixando filhos e esposa. Meu pai pouco sabe e gostariamos de tentar sabermos algo de nosso antepassados a historia deles , conhecer a raiz de nossa familia. Por este motivo resolvi escrever aqui a espera de algo que nos ajude aconhecer a historia e nossa familia.Obrigada e mais uma vez me desculpe por usar este seu espaço.
    Caso a senhora queira entrar em contado comigo meu e-mail é maninha.guafre@hotmail.com
    Atenciosamente:Sandra Mara guasque

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Por favor, poderia me indicar quais são os documentos que indicam que o Dr Guasque estudou na Escola de Homeopatia do Rio de Janeiro?
    Obrigada!

    Silvia Waisse
    CESIMA, PUC-SP

    ResponderExcluir
  4. Silvia. Estou mandando um e-mail para o médico tataraneto do Ignácio Guasque, Gerson Barreto informando sobre o teu interesse no assunto pois ele tem muitos documentos.Podes me mandar teu email para:
    glaciloureiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Dra. Glaci Mousquer Loureiro
    Un placer comunicarme con Ud y desde ya felicitarla por su información sobre D. Ignacio Guasque Terrón.
    Me llamo Pablo López Guasque, soy de Uruguay. Con el Dr. Gerson y la Sra. Mara somos "primos" e integrantes con otros familiares de un grupo que investiga la historia de nuestros antepasados.
    En ese sentido me permito sugerirle corregir el nombre y sobrenome del padre de Ignacio Guasque, según consta en documentos oficiales españoles.
    Su nombre completo y correcto es: José Cibrian Eduardo Joaquín.
    Respecto a su sobrenome, en su blog está escrito a la usanza portuguesa (primero el sobrenome de la madre),cuando en verdad siendo español de nacimiento, su nombre debe escribirse a la usanza española (primero el sobrenome del padre,por lo tanto: Guasque Berlinguero.
    Con respecto a su madre, su sobrenome es Terrón e Hidalgo.
    Concluyendo: José Cibrian Eduardo Joaquín Guasque Berlinguero, y María de la Cabeza Josefa Juana Terrón e Hidalgo.
    Gracias por su atención
    Pablo López Guasque

    ResponderExcluir