Levar drogas ao combate de câncer diretamente para as células cancerosas pode ser a esperança para evitar os efeitos colaterais debilitantes associados à quimioterapia.
O método revolucionário, anunciado por pesquisadores australianos, usa nanotecnologia, com microcélulas bem menores que uma célula humana, para atingir os tumores. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor elemento, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. O alcance direto das drogas de quimioterapia permitiria dosagens milhares de vezes menores do que as da terapia convencional e seriam mais facilmente toleradas pelos pacientes. Pela primeira vez há uma possibilidade real de que esta tecnologia possa levar ao uso de combinações de vários fármacos e terapias personalizadas em pacientes com câncer. Com a ajuda de anticorpos na superfície, estas células miram e se ligam às células cancerosas. Então, a nanocélula penetra no alvo e libera diretamente a droga dentro da estrutura. Graças aos anticorpos específicos para o câncer, a substância é liberada só no encontro com tumores e não em tecido saudável.
Fonte: Jornal do Brasil
http://www.crfsp.org.br/cf/revista/revista_86.pdf.
Olá Dra. Glaci, tudo bem?
ResponderExcluirGostaria de agradecer o post sobre o Dia Mundial de Conmscientização da Artrite Reumatoide! Ficou ótimo!
Aproveitando o comentário, criamos também um twitter para discutir sobre o assunto também neste ambiente. O endereço é: www.twitter.com/diamundialdaar. Se você puder divulgar e participar da nossa rede será um prazer!
Copio abaixo o último post publicado no blog, caso queira aproveitar o conteúdo para o seu espaço!
Mais uma vez obrigado! Se precisar de alguma ajuda estou à disposição!
Um abraço,
Vitor
www.diamundialdaar.com.br
www.twitter.com/diamundialdaar
diamundialdaar@maquina.inf.br
14 de outubro de 2009
Conselhos dietéticos para portadores de artrite reumatoide
A Liga Portuguesa contra das Doenças Reumáticas postou em seu site alguns conselhos dietéticos para pessoas com artrite reumatoide. Como os portadores da doença normalmente estão abaixo do peso e com falta de diversos nutrientes, como acido fólico, ferro, zinco e vitaminas B6 e C, entre outros, a sugestão é uma dieta rica e variada, com proteínas, sais minerais e vitaminas. A dieta ideal inclui 140 gramas de carne ou peixe por dia e muitas frutas, verduras e legumes.
A instituição também sugere que portadores de artrite reumatoide comam alimentos ricos em potássio, como verduras, laranja e banana, e em cálcio, como leite e derivados. Outra recomendação é que os doentes que estão tomando corticoides evitem o uso de sal.
Fonte:
Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas