sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Composto homeopático contra o vírus Influenza A



          Preocupado com o número de pessoas internadas, em hospitais da região, com a gripe A H1N1, conhecida como a gripe suína, o médico, pesquisador e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Famerp, Renan Marino, desenvolveu o Composto Homeopático Anti-Gripe A.

O medicamento foi registrado no Instituto Nacional de Patentes e Invenções e está sendo usado em São José do Rio Preto como medida de prevenção da nova gripe.
 De acordo com o pesquisador, o composto também auxilia no tratamento da doença e é considerado como curativo. “Disponibilizamos o medicamento há um mês e o recomendamos para os profissionais da área da saúde e familiares e pacientes no geral. Até o momento, foram administradas mais de 1.000 doses. Das pessoas medicadas nenhuma apresentou os sintomas da gripe”, afirma.
Segundo o médico, o remédio não tem contra indicações e pode ser comprado, com receita médica.
          De acordo com Marino, o Anti-Gripe A é composto pela associação dos medicamentos homeopáticos Influenzinum, Gelsemium e Ipecacuanha. O princípio ativo Ipecacuanha é o mais importante e identificado como gênio epidêmico da pandemia da Influenza A H1N1. “Vale ressaltarmos que em Estados como o Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro estão sendo usados medicamentos homeopáticos com ação parcial ou insuficiente, pois não contêm o Ipecacuanha. O remédio só é eficaz quando composto por esse princípio ativo”, diz.
          O Ipecacuanha ou Ipeca corresponde a uma planta nativa do centro-oeste brasileiro, que teve a sua experimentação patogenética realizada em 1805 por Hahnemann, criador do método terapêutico homeopático.

Saiba mais sobre o trabalho de Renan Marinho: http://www.feg.unesp.br/~ojs/index.php/ijhdr/article/view/354/399http://www.feg.unesp.br/~ojs/index.php/ijhdr/article/vie

Nenhum comentário:

Postar um comentário