quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pioneiros da homeopatia - Dr. Israel Rodrigues Barcellos Filho - Porto Alegre 1845-1923


Homenagem aos homeopatas do Estado.

O Dr. Israel Rodrigues Barcellos Filho, médico homeopata, nasceu na cidade de Porto Alegre em 6 de fevereiro de 1845, e faleceu nesta mesma cidade, em primeiro de setembro de 1923.
Era filho do Dr. Israel Rodrigues Barcellos e de sua esposa Dona Maria Josepha Pinto Bandeira Freire. Por parte paterna, descendia da antiga família pelotense do Comendador Boaventura Barcellos, Barão de Itapitocai, este também médico de renome, na cidade de Pelotas.
Por parte materna era neto do Cel. Vicente da Silva Freire e bisneto do Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira.
O Dr. Barcellos Filho, foi casado com Dona Maria Luiza Fernandes, sem que houvesse filhos do casal.
Com 9 anos de idade, seguiu êle para Minas Gerais, onde frequentou o célebre Colégio do Caraca, sob a direção dos padres Jesuítas. Ali se conservou, até terminar o curso, sem jamais vir ao sul, em visita à família; o que só fez quando trazia o seu diploma de bacharel.
Seguindo para o Rio de Janeiro, matriculou-se na Faculdade de Medicina, onde formou-se em 1870, havendo feito todo o curso com destaque.
Era costume naquele tempo, o diretor da Faculdade, escolher os doutorandos que deveriam defender tese na presença de sua Magestade D. PedroII Imperador do Brasil.
O Dr. Barcellos Filho, foi merecedor desta honra, fazendo parte do grupo composto dos melhores alunos; aqueles que se haviam distinguido em todo o curso.
Foi durante muitos anos, Provedor da Santa Casa de Misericórdia, tendo ali uma enfermaria a seu cargo.Foi diretor da Higiene, hoje Departamento Estadual de Saúde.
Fonte: Boletim de Homeopatia, junho 1953- Orgão oficial da Liga Homeopática do Rio Grande do Sul.
Redação: Av. Otavio Rocha 116.

Um comentário:

  1. O comendador Boaventura Rodrigues Barcellos era veador e não médico. O médico e Barão de Itapitacaia era o seu filho Miguel Rodrigues Barcellos que também foi vice presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, este por sua vez era avô de minha avó, Sra Edith Barcellos(Fagundes).

    ResponderExcluir