quinta-feira, 9 de julho de 2009

SÃO LUCAS - O PATRONO DOS MÉDICOS


São Lucas, "medicorum christianorum princeps et patronus," - como em 1642 o designou Guilherme del Val, Decano da Faculdade de Medicina de Paris, - nasceu em Antióquia pelo ano 17 da nossa era. Nessa cidade floresciam escolas célebres. Segundo são Jerônimo, Lucas dedicou-se com afinco aos estudos enciclopédicos da época e era fiel na castidade.
Convertido ao cristianismo pela pregação de São Pedro no ano 40, acompanhou mais tarde a São Paulo em suas missões. É Lucas "o médico mui amado"de que fala São Paulo na Epístola aos Colossenses.
Êle o acompanhava em suas viagens apostólicas. Com êle vai a Roma no ano 56; e novamente em 65. Após o martírio do apóstolo, em 67, evangeliza a Grécia e aos 75 ou 80 anos também êle, conforme se crê, recebe a palma do martírio. Tôda a apresentação do seu Evangelho e dos Atos dos Apóstolos denota uma formação mais aprimorada, que o médico São Lucas se empenhou por conseguir.
Referencia:Edvino Friederichs "Perfis de grandes médicos"Edições Paulinas PoA 1957.

Um comentário:

  1. Minha querida colega,mais um elo nos une,nessa admiraçao a este grande santo.Estou querendo ir visitar a Grécia,tb a casa de Nossa Senhora e S joao, patmos, e os lugares visitados por Lucas e Paulo.Acho que deveríamos ir juntas!Ate Alonissos,encontrar com o George Vithoulkas que completou 70 anos em 25 de julho. vc recebeu o meu email:A Grécia de Sao Paulo?By the way estou começando a ler a historia dele "O Grande Amigo de Deus,também de Taylor Caldwell,autora de MEDICO DE HOMENS E DE ALMAS.Promete!aguardo seu email mariacelia.ra@hotmail.com

    ResponderExcluir