sábado, 18 de julho de 2009

O dia mais frio da história de Porto Alegre



Porto Alegre começava a ganhar ares de cidade grande em 1918. A população da capital, conforme o IBGE, aproximava-se de 180 mil pessoas. Milhares de porto-alegrenses, contudo, viriam a morrer devido à pandemia do vírus influenza na conhecida Gripe Espanhola naquele último ano de devastação pela Primeira Guerra Mundial no Velho Mundo.
A doença matava silenciosamente em Porto Alegre e a gravidade da "Espanhola" não era totalmente compreendida.
Em um ano de Gripe Espanhola, o que a capital menos precisava era de um inverno rigoroso. Na segunda semana de julho, uma massa de ar polar com intensidade raramente vista nos últimos 150 anos chegou ao Rio Grande do Sul, trazendo grandes nevadas e mínimas extraordinariamente baixas que se aproximaram de 10ºC abaixo em cidades onde raramente nos dias de hoje os termômetros alcançam -5ºC. Na capital, foi uma seqüência de dias gelados.
Às sete horas e quarenta e cinco minutos da manhã do dia 11 de julho de 1918, Porto Alegre registraria o seu recorde de frio. Não há registro de marca menor na série histórica de dados do restante do século XX e nas observações descontinuadas que remontam ao século XIX. Os termômetros indicaram 4ºC abaixo de zero. Quatro fatores determinaram a incrível mínima: a poderosíssima massa de ar polar, o frio da véspera com extremas entre -1,0ºC e 9,6ºC, o ar muito seco que garantiu uma máxima de 13,2ºC no dia 11 e o céu possivelmente limpo. A estação meteorológica, conforme todas as informações disponíveis, estava localizada junto ao Centro. Mesmo que a urbanização da época fosse infinitamente inferior à atual, o fato da estação estar localizada em ponto mais próximo do Lago Guaíba torna a mínima ainda mais extraordinária. O frio provocou mortes na cidade, mas a mínima histórica da capital mereceu apenas uma nota pequena no jornal no espaço que regularmente já informava as condições do tempo.
No jornal A Federação, que publicava o boletim completo do observatório meteorológico, verificava-se que o frio era extraordinário não apenas em Porto Alegre. As mínimas do dia 11 de julho de 1918 chegaram a 9ºC abaixo de zero em Vacaria, 7,6ºC negativos em Guaporé, 6,9ºC abaixo de zero em Caxias do Sul, 4,1ºC negativos em Alegrete e 3ºC abaixo de zero em Piratini.
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=9&p_secao=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário