quinta-feira, 30 de julho de 2009

UMA TRINDADE - Dr. Dias da Cruz - Ano de 1900


Este artigo está presente nas páginas 38 a 40 do número de janeiro de 1901, dos ANNAES DE MEDICINA HOMOEOPATHICA,revista mensal do Instituto Hahnemanniano do Brazil. Neste artigo, o Dr.Dias da Cruz valoriza tres personalidades científicas da época e nos situa no pensamento de então, tanto pela forma de redação do texto que foi mantida, e também pelo conteúdo.
UMA TRINDADE
"Por unanime consenso, o seculo XIX tem sido chamado o das luzes, taes as claridades com que elle ha iluminado todos os recantos da sciencia.
Mas o brilho desse fulgor, diz-se, provém menos de suas descobertas, do que do methodo com que se as conseguio.
De facto, é cousa corrente que se não poderá mais de ora avante dar um passo seguro em sciencia, sem que intervenha o methodo experimental.E por isso é que no campo restricto da medicina são geralmente considerados Claude Bernard e Pasteur os pontifices maximos, os grandes iniciadores do movimento contemporaneo, isto é, os experimentalistas por excellencia. Não tenho duvida, senhores, em também alliar minhas palmas ao côro estrondoso com que a sciencia materialista da época encomía a dous representantes seus, aliás espiritualistas;quero, porém, reservar-me o direito de também palmear um terceiro, precursor dos outros dois, e que, com elles, poderá constituir a trindade experimentalista do seculo: alludo, senhores, ao creador da Materia Medica experimental, a Samuel Hahnemann.
Bem sei que em torno deste nome faz-se propositalmente o silencio, com que pretendem as Academias abafar o erro de haverem rejeitado as grandes verdades descobertas pelo innovador da Medicina, para poderem, á formiga, irem redescobrindo aos poucos quanto elle houvera já desvendado.
Mas é a nós, seus discipulos, que cabe a tarefa de não permittir que a gazúa scientifica venha se substituir á chave com que se abre a porta dos palacios dos descobrimentos.
Muito nos lisongea, em verdade, que transpostas as barreiras de nossa lavoura, venham aqui respingar ora indicações de accôrdo com os nossos principios, ora agentes que até agora tenhamos sido os unicos a estudar e a empregar/ O que, porém, não merece louvores, é que se calem relativamente ás fontes onde foi feita a colheita: cumpre, pois, que estejamos acordados na vigilância dos productos do nosso labor.
Em verdade, Pasteur foi um experimentador esforçado; menos não o foi,porém, o fundador da homeopatia. Uma distinção, entretanto, ha entre um e outro:emquanto o primeiro trabalhava in anima vili, o segundo experimentava in anima nobili. Dos estudos daquelle deduz-se do animal para o homem, dos deste, do homem para o homem.
Pasteur e seus dicipulos tomam os infinitamente pequenos que elles consideram germens, fazem culturas em caldos apropriados, e inoculam em coelhos, porcos da India e ratos.
Hahnemann apprehende uma substancia de qualquer dos tres reinos, e faz com que penetre no organismo humano pelas vias naturaes de absorção - o apparelho digestivo. Este observa os processos da natureza, e busca tirar deducções de accôrdo com as leis naturaes; aquelle, depois de força-las com os artificios que emprega, busca adaptar as observações feitas em uma especie animal a outra muito diversa. Estas distinções, alias capitaes, são incontestavelmente devidas a que um representa a etiologia eo outro a therapeutica. Ora, se aquella sciencia é,no que se julga, seus progressos, motivo de orgulho para os sabios modernos, que se extasiam deante dos processos pasteurianos; a therapeutica não pode ser menos em seus progressos causa de orgulho para os discipulos de Hahnemann, que, empregando também o methodo experimental, seguia entretanto as leis naturaes. Do que venho dizendo não pretenda a mordacidade suppôr que eu tenha a temerária ousadia de contestar as merecidas glorias de Pasteur. Não: o que desejo apenas é que se não exaggerem as de um, e se obscureçam as de outro.Tanto assim é que, alto e bom som, proclamo o meu enthusiasmo por Claude Bernard, que creando a pathologia experimental, usou entretanto dos mesmos processos de deduzir do animal para o homem.
Mas si ha em minhas palavras alguma cousa que possa escandalisar os sabios,eu,que desejo ardentemente uma reconciliação, entoarei o poenitet-me,confessando:
Tres ramos da Medicina têm neste seculo attingido um progresso extraordinario,graças ao methodo experimental a ellas applicado:a Pathologia, a Etiologia e a Therapeutica; tres nomes, portanto,devem ficar entrelaçados no Pantheão dos grandes genios da Sciencia:
Claude Bernard, Pasteur e Hahnemann.
http://www.ihb.org.br/BR/docs/revista/v.5n.1e2-1999/pdf/p.15-20.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário