segunda-feira, 27 de julho de 2009

EXEGESE DOUTRINÁRIA DE ALFONSO MASI ELIZALDE



Alfonso Masi Elizalde realizou uma profunda exegese(explicação ou interpretação crítica) da obra de Hahnemann na qual resgatou o espírito do pensamento do mestre.Uma abreviada sintese de suas conclusões inclui o seguinte:
1 -A obra de Hahnemann transcorre por dois caminhos, um positivista, e outro aristotélico tomista, sendo este último o que contém o espírito da doutrina homeopática.
2 -Existe uma assombrosa semelhança entre o pensamento homeopático hahnemanniano e a concepção monista do homem, própria do pensamento aristotélico tomista:
2.1 -Para Hahnemann: ..."não se pode conceber o organismo material sem o dinamismo que o anima e age e sente instintivamente, do mesmo modo a força vital não pode conceber-se sem o organismo, por conseguinte os dois constituem uma unidade..." Parágrafo 15.
2.2 -Para Aristóteles e Santo Tomás, o homem é um composto substancial de alma e corpo, inseparavel, no qual há uma absoluta unidade de todos seus planos hierárquicos. A perturbação de um plano do homem implica a de todos os demais planos.
Tanto Hahnemann como Santo Tomás tinham sempre presente a absoluta unidade de todos os planos do homem.
3 -Existe também um paralelismo entre os dois pensamentos quanto à origem e destino do homem e da vida:

3.1 -Hahnemann fala de uma origem nobre e de um elevado fim da existencia, que consiste em aproximar-se de Deus por meio de sensações que assegurem sua felicidade, ações que ressaltem sua dignidade, e de conhecimentos que abarquem o Universo.
3.2 -Para Santo Tomás:..."o homem e as outras criaturas racionais, alcançam seu último fim conhecendo e amando a Deus..."
4 -A enfermidade:
A origem da enfermidade humana é a voluntaria separação de Deus e de sua ordem.A consequente perturbação da energia vital que se reflete nas mudanças na maneira de sentir e agir se dão simultaneamente em todos os estratos do homem.No vegetativo, no sensitivo e no racional ou transcendente.
A constatação do paralelismo entre o pensamento hahnemanniano e o pensamento de Santo Tomás nos permite ampliar os conceitos hahnemannianos com a magnitude do pensamento tomista.
A correta interpretação das modificações da atividade da alma determinadas pelas patogenesias, nos permite observar além dasmudanças nas potencias vegetativas, uma lesão da imaginação.
O estímulo energético do medicamento experimentado produz sentimentos angustiantes e transtornos na imaginação representados por sonhos, imagens e fantasmas referidos a um passado não vivido temporalmente pelo sujeito e um futuro ameaçador, não justificado pela sua realidade presente.
As patogenesias são a exaltação de uma recordação sepultada no inconsciente que nos é transmitida por herança constituida por valores transcendentes que o homem sente que alguma vez possuiu.
O caráter de recordação e não de desejo é dade pelo matiz nostálgico que impregna estas sensações.O sentimento de culpa e o consequente medo ao castigo presente em quase todas as patogenesias ricas em sintomas, falam da convicção congenita do ser humano de haver cometido uma transgressão.
A enfermidade natural do homem é uma só, a ruptura com Deus. Para este estado de enfermidade, Masi Elizalde decidiu manter o nome de Psora.
Esta tem distintas etapas em seu desenvolvimento:
4.1 -Etapa primária da Psora:
É a incerteza da alma racional do homem atual acerca da existencia de Deus, sobre a realidade histórica de seu passado de perfeição e bem aventurança e sobre a possibilidade futura de recupera-lo e acerca da certeza de sua condição eterna.
Tal incerteza é gerada pelas reminiscencias simbólicas daquele passado e das sensações que o mesmo deparava, unidas à nebulosa lembrança do processo pelo qual tudo aquilo foi perdido, que vivem na imaginação inconsciente, as quais se chocam com a realidade concreta temporal de imperfeição, vulnerabilidade e morte, originando assim, a incógnita essencial cuja resolução pelo intelecto e pela vontade, constituem a finalidade do homem aqui na terra.
Nessa percepção alterada da realidade radica a susceptibilidade de um sujeito.
4.2 -Etapa secundaria ou projetada:
Devido à natureza inconsciente do transtorno da imaginação, o homem atribui como causa de seu sofrimento a qualquer circunstancia que se relacione simbólicamente com o conteúdo psórico primário.
4.3 -Etapa terciária ou reativa:
São as atitudes adaptativas que o sujeito desenvolve mecanicamente para fugir, destruir, ou dominar aquelas circunstancias que o sujeito imagina que são a causa de seu sofrimento.
Este é um processo dinamico, um ir e vir de paixões e atitudes reativas, expressado simbolicamente em todos os planos do composto substancial.
http://www.jtkent.org.ar/Doc_Exegesis.php

Um comentário:

  1. Parabéns, querida colega, por esta valiosíssima pagina! Sendo a doença primordial a ruptura com Deus,vamos dizer,consigo mesmo em essencia pois Deus é a nossa verdadeira essencia, a verdadeira cura virá com o nosso RE-ENCONTRO com esta nossa Essencia, enfim com Deus, presente em tudo e em todos, o que consiste no derradeiro e primordial objetivo de nossa LOGOTERAPIA DO RE-ENCONTRO. RÁ!(Nesta saudaçao vai nosso caloroso abraço,nossa profunda e verdadeira amizade no desejo de paz e sabedoria para todos,neste momento da Mentalizaçao Positiva,18h e 10 minutos neste momento que esta valendo por uma eternidade-luz! Merci beaucoup,em homenagem tb a nosso BentoMure!)

    ResponderExcluir