sexta-feira, 10 de julho de 2009

Literatura - MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS -Taylor Caldwel



Trata-se da biografia de São Lucas (Lucano como é chamado no livro), único apóstolo que não conheceu Jesus Cristo. Lucano era filho de escravos libertos e protegido de um grande soldado romano, que pagou seus estudos em Alexandria, para que se tornasse médico. Aos 10 anos de idade que ouve falar em Jesus Cristo pela primeira vez, quando vê a estrela que chegou para anunciar o Messias, entretanto Lucano passa um grande período de sua vida brigado com Deus, acreditando que este somente trazia tristeza, pois perdeu o grande amor de sua vida sem nada poder fazer para salvá-la. Como seu protetor se casou com sua mãe, Lucano tornou-se seu herdeiro e por isto um homem muito rico, mas apesar disto escolhe uma vida de pobreza e peregrinação, dedicando-se a arte de curar as pessoas, e fazendo vários milagres para aliviar o sofrimento dos doentes. Lucas volta a acreditar em Jesus quando encontra o filho de um paciente que havia desaparecido quando tinha 2 anos de idade, e desde então começa a escrever seu Evangelho sem nunca o ter visto, indo para isto, atrás das pessoas que o conheceram, inclusive a Virgem Maria. É uma história fascinante, de um homem de verdade que amou muito e sofreu muito, teve muitas dúvidas e finalmente a certeza absoluta da fé.
"O Médico de Homens e de Almas" é uma obra prima, rica em detalhes e fruto de uma vasta pesquisa em que a autora, Taylor Caldwel, percorreu extensas fontes durante décadas. A riqueza de detalhes torna a narrativa substanciosa e arte, história, ficção e emoção estão presentes na medida perfeita para encantar os leitores.
"Tendo pois muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram.Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado."(São Lucas, cap.I, v. de 1 a 4)
pt.shvoong.com/.../794693-médico-homens-almas/

2 comentários:

  1. Excelente livro! Li os 2 volumes com tanta satisfaçao que me faz recordar de alguns detalhes,por exemplo o nome do centuriao de cafarnaum cuja fé nao havia maior em toda Israel,segundo o próprio Cristo se referiu.Seu nome?Antonio,apesar de ninguém q eu tenha perguntado saber o nome desse homem importante cujas palavras sao repetidas em cada missa....o nome do servo é Crético,se nao me engano.Leia e confirme.Vale a pena! Senhor eu não sou digno que entreis em minha casa,mas dizei uma só palavra Rá! e o meu servo será curado.....

    ResponderExcluir
  2. li, este livro e o transformei em manual de vida. Depois da biblia e o melhor livro para uma reflexão de vida e amor ao proximo.
    aconselho a todos que desejam amar a Deus e dedicar-se a uma vida de entrega para lerem este livro.

    ResponderExcluir