quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

HOMEOPATIA - PRECURSORES - O RENASCIMENTO


Paracelso (Felipe Teofrasto Von Hohenheim) nasceu em 1493 na Suiça, em plena Renascença, época em que o espírito humano se orienta no sentido da verdade e da beleza.

As grandes concepções neoplatônicas relegam ao esquecimento o sistema de Aristóteles.

Ao lado desse movimento filosófico, a medicina abandona as construções de Galeno e volta-se, com Cornarius, às pesquisa hipocráticas. Mas deve-se principalmente a Paracelso, precursor da homeopatia, a luta contra o absolutismo de Galeno e a volta aos princípios de Hipócrates.

Como Vesálio no campo da anatomia, Paracelso estuda com sua razão e experiência:

"A luz da natureza, diz êle, é o grande mundo; e existe uma relação constante entre o universo e o homem, relações de analogia entre Macrocosmos e Microcosmos, cujos sinais são variáveis."

Apresenta êle quatro grandes princípios que, complementando a obra de Hipócrates, vão dar alma à medicina contemporânea e, em particular à homeopatia:

a) Estudo da natureza - Os sinais da doença e os da cura encontram-se na natureza e no homem. "Tal como a doença nasce da saúde, a saúde nasce da doença. Há inicialmente transmutação da saúde em doença, depois, em busca de concordância, da doença em saúde."

b) Individualização do doente - É essencial "o fato de ser a doença provocada no homem com todas as propriedades inerentes a êle" e, " as características da doença são na realidade, as do indivíduo doente." Por outro lado, "as características do indivíduo, são essencialmente as de sua função", o que empresta importância aos sintomas funcionais.

c) Individualização do remédio - " os simples nomes das doenças não bastam para a indicação dos remédios; é o semelhante que deve ser comparado ao seu semelhante e dessa comparação pode-se descobrir os mistérios da cura."

d) Lei de similitude - A toda característica, o médico pode adaptar o que lhe convém pela similitude: similia similibus curantur(1). O semelhante pertence ao semelhante.


Paracelso contribui para a nova orientação da medicina, que se volta para as ciências exatas durante o século seguinte, e foi também o grande defensor do hipocratismo e o precursor da homeopatia.

(1) Hahnemann depois formulou essa lei da seguinte forma: Similia similibus curentur

( A Homeopatia, Pierre Vannier, 1960 p.20-23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário