sábado, 2 de março de 2013

A Homeopatia moderna no Brasil -

HOMEOPATIA NA MODERNIDADE



O RENASCIMENTO da homeopatia data do início do século XX, sendo de uma maneira mais pronunciada a partir dos fins década de 70, com uma insatisfação crescente de diversas camadas da população com a forma de atenção médica oferecida pela medicina dita "oficial".

A RELAÇÃO COM A HOMEOPATIA ARGENTINA

Desde a década de 50 que a Argentina se mostrou um terreno fértil para a homeopatia, com muitos mestres se destacando desde aquela época: Paschero, Masi Elizalde, Eizayaga, Schafer e muitos outros.
Esta proximidade territorial fez com que os primeiros brasileiros que se interessavam pela homeopatia fossem buscar de uma fonte sólida os conceitos e aprendizado de uma homeopatia fiel aos ensinamentos básicos do mestre Hahnemann.
Com o passar do tempo, a homeopatia brasileira foi se fortalecendo, graças ao pionerismo, coragem e ousadia dos homeopatas da década de 70, que souberam, abnegados de si, transmitir e ensinar os ensinamentos básicos do Organon e prática homeopática hahnemanniana.
O Brasil também mantém boas relações com a homeopatia mexicana, outro país que tem a homeopatia bem desenvolvida e estruturada.

RECONHECIMENTO como ESPECIALIDADE MÉDICA - 1979
Foi um marco! O primeiro país do mundo a ter a homeopatia reconhecida por uma entidade médica nacional (Associação Médica Brasileira) como uma especialidade médica . Na verdade isto somente veio a estabelecer o que na prática já vinha acontecendo, um reconhecimento cada vez maior da população da terapêutica homeopática, uma crescente busca por tratamentos homeopáticos, principalmente porque a alopatia além de não satisfazer, não alcançava os resultados a que se propunha. Os colegas alopatas tiveram, depois disto, engolir esta vitória da homeopatia.

FUNDAÇÃO da ASSOCIAÇÃO MÉDICA HOMEOPÁTICA BRASILEIRA - 1979 (AMHB), filiada à AMB - Associação Médica Brasileira. Isto aconteceu logo depois do reconhecimento como especialidade médica. Nos primeiros 10 anos teve dificuldade de se atuar como instituição pois as associações estaduais não tinham a organização e articulação políticas necessárias para fazê-la funcionar, além da tradição da divisão entre os homeopatas e da discussão entre os unicistas e os pluraristas. Com o tempo os homeopatas foram amadurecendo nestas questões.

O Conselho Federal de Medicina (Órgão supervisor do desempenho da prática médica), em 1980 o inclui no rol de suas especialidades.

No Congresso Brasileiro de Homeopatia de 1988 em Gramado, Rio Grande do Sul, finalmente a AMHB saiu do papel e passou a ter força, saindo deste Congresso com uma diretoria que passou a colocar em prática todos os objetivos de uma associação nacional de médicos homeopatas. Tinha 5 vice-presidências, segundo as 5 regiões do Brasil.
A AMHB foi regenciando e direcionando a formação dos homeopatas

A AMHB entrou no Conselho de Especialidades da AMB desde 1990 e instituiu neste ano o convênio para o concurso ao TITULO de ESPECIALISTA (somente para médicos), com o respaldo da AMB e CFM (Conselho Federal de Medicina), e as associadas de cada Estado. Desde esta época o pleiteante ao título de especialista em homeopatia tem que ter um curso de no mínimo 1200 h, teórico prático com monografia ao final. Até 1990 a exigência era de somente 450 h. Com isto deixa de ser uma terapêutica alternativa para se transformar em uma especialidade médica! Atualmente a taxa de aprovação do concurso é de 50%.

A AMHB com uma maior exigência de formação, passou para 3 anos de curso e 1200 h além de uma monografia ao término do curso, de uma certa maneira, "peneirou" aqueles que vinham somente por curiosidade separando-os daqueles que realmente queriam aprender uma nova terapêutica. Antigamente os cursos eram mais informativos (alguns deformativos) agora são formativos Isto alavancou a homeopatia no Brasil. Propiciou que surgissem novos e grandes médicos, com exercício da medicina reconhecido pelos paciente, colegas alopatas e outros homeopatas. Algumas universidades brasileiras possuem seus departamentos de homeopatia como é o caso da Universidade Federal de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, tendo como responsável o Dr. Flávio Dantas.

Em 1986 a VIII Conferência Nacional de Saúde recomendam a introdução das práticas alternativas na rede pública (incluindo acupuntura). Publicada em 08/03/1988 a resolução 04/88 da CIPLAN (Ministérios da Saúde, Educação, Previdência, Trabalho e Planejamento) fixando as diretrizes para a implantação de algumas terapias alternativas na rede pública entre elas a homeopatia.

Com a criação , em 1988, do Sistema Único de Saúde, os municípios passaram a ter maior autonomia para execução dos serviços de saúde. Atualmente se está por pouco para realmente expandir-se o atendimento da homeopatia, que deixaria de ser uma opção de uma elite social e intelectual para ser utilizada pela população.

AS ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS e a FARMÁCIA

Hoje em dia temos associações em praticamente todos os estados brasileiros. A AMHB é uma entidade de entidades. A que possui maior número de afiliados á a Associação Paulista de Homeopatia (APH) do Estado de São Paulo.

Existe também a Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas Homeopatas com algumas regionais. Estes possuem seus cursos de formação e o último congresso que organizaram tiveram a participação de 400 dentistas interessados em homeopatia. O próximo congresso será o "4° Congresso Brasileiro de Homeopatia em Odontologia" ABCDH, em 26 de abril a 01 de Maio - Rio de Janeiro - RJ (Informações com Mario Sergio Giogi: msgiorgi@abcdh.org.br)

Neste contexto de fortalecimento da homeopatia, é bom lembrar a atuação de nossos colegas mais próximos: os farmacêuticos homeopatas, que desde os meados dos anos 80 tem formado cada vez mais especialistas.

A ação da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH) tem sido muito importante na padronização das medicações. Supervisão de preparação, fonte das tinturas, modo de aviação, etc.

Nos últimos 10 anos, tivemos também a estruturação do título de especialista em farmácia homeopática. A ABFH também foi responsável pela confecção do MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS em farmácia homeopática.
Aqui os medicamentos são feitos na hora. Cada cidade tem suas várias farmácias, que aviam os medicamentos homeopáticos nas suas diferentes dinamizações. Todas as escalas são permitidas e todas as dinamizações
Temos, a mais utilizada a centesimal hahnemanniana. Temos também as altas potências em método Korsakov, particularmente a partir de 200, embora algumas farmácias ofereçam dinamizações até 2500 feitas de forma hahnemanniana. É possível conseguir também a dinamizações decimais.

A AMHB tem organizado congressos nacionais cada 2 anos.
A AMHB tem seu site http://www.amhb.org.br. Cada federada tem a sua, como a nossa associação APH = http://www.aph.org.br

Hahnemann definiu a homeopatia como um dos principais métodos de cura no Organon parágrafo 52. No parágrafo 33 enfatiza a ação PREVENTIVA do medicamento homeopático. Se pudermos levar esta opção para cada vez maior número de pessoas, com um atendimento de qualidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas, desta maneira estaremos cumprindo o aforisma básico que todo homeopata persegue, ajudar as pessoas a cumprirem os elevados fins da existência humana. Que Deus no ajude!


Dr Matheus Marin

Médico homeopata, ex-presidente da AMHB e atual coordenador da Comissão de experimentação e pesquisa da AMHB.





Nenhum comentário:

Postar um comentário