Alfred Nobel tinha um interesse ativo na pesquisa médica. Através do Karolinska Institutet, entrou em contato com o fisiologista sueco Jöns Johansson volta de 1890. Johansson trabalhou no laboratório de Nobel, em Sevran, França por um tempo esse ano. Fisiologia ou Medicina foi a área terceira área do prêmio que Nobel mencionou em seu testamento.
Em 1901, Emil von Behring recebeu o primeiro Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por seu trabalho em soroterapia, em particular para seu uso no tratamento da difteria. O prêmio de Medicina posteriormente destacou uma série de descobertas importantes, incluindo engenharia de penicilina, genética e de tipagem sangüínea.
O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina é concedido pela Assembléia Nobel do Instituto Karolinska.
Premio Nobel de Medicina 2010
O pesquisador britânico Robert Edwards ganhou o Prêmio Nobel de Medicina 2010 por suas pesquisas sobre a fecundação in vitro, comunicou nesta segunda-feira o Instituto Karolinska. Edwards, 85, professor emérito da Universidade de Cambridge, começou a trabalhar com fertilização in vitro no começo dos anos 50. Ele desenvolveu a técnica em que óvulos são fertilizados fora do corpo humano e implantados no útero. A pesquisa foi realizada com o cirurgião ginecológico Patrick Steptoe, que morreu em 1988.
"As realizações de Edward tornaram possíveis tratar a infertilidade, um problema de saúde que aflige mais de 10% de todos os casais do mundo inteiro", afirmou o Instituto Karolinska, responsável pelo Nobel, em nota. De acordo com o médico Fraietta, são feitos mais de 300.000 ciclos de fertilização in vitro por ano no mundo – só no Brasil, são mais de 5.000. “Isso significa que nascem cerca de 2.500 crianças todos os anos no nosso país por conta dessa técnica”, diz Fraietta.
http://nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/
Nenhum comentário:
Postar um comentário