terça-feira, 5 de outubro de 2010

DEPOIMENTO - A HOMEOPATIA FUNCIONA

  (Imagem: Ledum palustre)
Para muitas pessoas, os medicamentos homeopáticos não passam de soluções aquosas que não contêm nenhum princípio ativo capaz de curar doenças e apenas funcionam graças à autossugestão dos pacientes, que depositam sua fé nos remédios. Em outras palavras – usando o termo que os críticos dessa terapêutica costumam usar –, os medicamentos homeopáticos são apenas placebo, já que funcionariam por sugestão do paciente. Visto dessa maneira, considera-se que as pessoas podem ser influenciadas pelo conhecimento e pela explicação que os terapeutas dão acerca dos benefícios do medicamento selecionado. Ou, ainda, que são influenciadas pela vontade de experimentar em si mesmas um medicamento homeopático que funcionou para outras pessoas, sem saber que, em homeopatia, o que constitui uma medicação eficiente para um doente não necessariamente funciona para outro.
Se esse pensamento estivesse correto, como explicaríamos os resultados obtidos a partir da utilização de medicamentos homeopáticos em animais? Nesse caso, onde estariam a sugestão, a explicação do terapeuta etc.? Os animais não têm consciência disso, simplesmente ficam doentes e reagem como tal, não sendo capazes de distorcer ou inventar um sintoma. De fato, os animais não podem falar para expor seus sofrimentos, de modo que precisamos partir da observação clínica do paciente e das informações dadas pelo criador, que são insuficientes em muitos casos. Dessa forma, os animais ingerem os medicamentos a eles ministrados provavelmente sem dar-se conta de que estão sendo medicados, caso o remédio seja colocado na água ou no alimento.
Em Cuba, a aplicação de terapêuticas naturais é uma opção válida, economicamente viável, uma vez que tem ocorrido, em muitas ocasiões, escassez de medicamentos veterinários devido ao bloqueio econômico dos EUA, afetando inclusive o fornecimento das pré-misturas de vitaminas e minerais que devem ser adicionadas às rações, e que são tão necessárias ao desenvolvimento e ao crescimento de animais de produção. Tais dificuldades foram supridas com o uso de medicamentos homeopáticos, utilizados inclusive para facilitar o consumo de rações de outros tipos e categorias. Um dos medicamentos homeopáticos utilizados foi o Nux Vomica – excelente digestivo – unido a um complexo homeopático composto por Calcárea Fosfórica, Silicia Terra, Ferrum e Avena Sativa, que garantiram tanto o crescimento quanto o aumento de peso de aves criadas para o consumo por trabalhadores, nos chamados comedores obreros . Essas aves estavam sendo alimentadas com ração de porco e, por conta disso, apresentavam alta taxa de mortalidade, atraso no crescimento e baixo aumento de peso, tornando as criações praticamente inviáveis, devido às perdas econômicas acarretadas.
Outra experiência importante foi realizada pelo doutor Yolexis Valdés, que aplicou um complexo homeopático para combater a “picagem”, espécie de canibalismo ocorrido com frequência entre aves quando há deficiência alimentar, tanto na quantidade quanto na qualidade. Ao compararmos o tratamento homeopático realizado com o tratamento habitual, notamos que aquele foi mais efetivo, mais econômico e mais rápido. Também foi feito um controle de carrapatos, utilizando Ledum e Psorinum a 200 CH, pelos doutores Ramón López e Germán Guajardo.
Assim como esses, muitos são os exemplos que podemos apresentar e que podem constituir temas dos próximos artigos, com o objetivo de que a homeopatia seja vista não apenas como outra opção terapêutica, mas como ação preventiva, podendo, inclusive, humanizar e facilitar o trabalho do produtor.

Doutora Aymara M. Hernández Gómez.
Mestre em medicina veterinária, especialista em epizootiologia e especializada em homeopatia.


*refeitórios populares criados em Cuba durante o governo de Fidel Castro e fechados, em 2009, por seu irmão Raul Castro.


http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/testemunho8.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário