sexta-feira, 22 de maio de 2009

A profundidade da homeopatia


A profundidade da homeopatia (Rajan Sankaran)
Nos anos iniciais de minha prática, comecei a procurar por um método que pudesse produzir resultados consistentes e bem sucedidos em cada caso. Nenhuma pessoa pode conhecer todas as coisas e minha tentativa por melhor e mais consistente resultado é um processo contínuo. Nos vinte e um anos de minha prática, esse processo resultou em uma mudança da repertorização mecânica de casos após selecionar uns poucos sintomas característicos, usando sintomas mentais e gerais, para a compreensão do distúrbio central, percebendo o estado mental e descobrindo o conceito de doença como uma ilusão, e mais tarde para um conhecimento mais profundo de miasmas e a classificação por reinos e finalmente desenvolvendo um sistema de prescrição onde todos esses conceitos se adaptam, descobrindo a sensação comum em cada família de plantas e mais recentemente por uma compreensão dos vários níveis de experiência. Estudar as famílias de plantas foi um marco na minha compreensão da doença e meu conceito anterior da doença como uma ilusão e a subseqüente ênfase ao estado mental, deram lugar a uma compreensão da doença como uma sensação vital que é comum à mente e ao corpo. Esse distúrbio comum parece mais representativo do distúrbio da força vital do que o eram as ilusões. Recentemente esse último conceito também sofreu alguma metamorfose com a descoberta de alguma coisa mais profunda na Sensação Vital.
Com a ênfase nas sensações pude notar que os pacientes frequentemente usavam gestos com as mãos para descrever sensações.e quando comecei a prestar atenção nesses gestos, compreendi que sòmente algumas vezes eles eram indicativos de uma sensação; outras vezes eles poderiam indicar a ilusão e em outras vezes, eram sòmente padrões que não podiam ser reduzidos a uma experiência nervosa ou emocional. Como sensações, esses padrões também não podiam ser localizados nem na mente nem no corpo; eles eram muito mais gerais. Então, o que o paciente estava demonstrando com isso era principalmente movimento, algumas vezes junto com forma, cor e velocidade. Esses padrões me pareceram ser representativos de energia. E o domínio da energia é ainda mais profundo do que a sensação.
Eu compreendi então que a ilusão era sómente um nível dentro de um espectro de vários níveis.

O conceito de nível é aplicável universalmente, e também na homeopatia. Ele indica não somente o nível no qual o paciente experimenta sintomas, mas também os vários níveis de toda a experiência humana. Além disso, a consciência humana está em um estado de crescimento contínuo, e o nível é indicativo da evolução do mais superficial ao espiritual que é o objetivo último do ser humano. Os níveis são sete e do mais superficial ao mais profundo, são os seguintes:
1-Nome
2-Fato
3-Emoção
4-Ilusão
5-Sensação
6-Energia
7-O sétimo Nível
Para melhor compreensão dos diferentes níveis,vamos exemplificar como a religião pode ser experienciada em cada nível: A experiência mais superficial da religião limita-se a identificar-se como Hindu ou Católico etc(nivel 1 nome)...No nível factual a experiência é também superficial, limitando-se a orações diárias, rituais etc.(nível 2 fato).Num nível mais profundo a religião pode ser uma experiência emocional com sentimentos de alegria, calma, segurança ou dependência (nível 3:emoção). Ela pode ser uma necessidade ilusória em uma pessoa que se sente perdida em um deserto; a religião pode faze-la encontrar-se (nível 4 ilusão). Algumas pessoas podem perceber sensações tais como ligação, união etc..(nível 5 sensação).No nível mais profundo ou na forma abstrata a religião pode ser experienciada como energia espiritual(nível 6 energia).
Os níveis na prática homeopática
Nível 1- Nome: é o nível mais superficial da prática homeopática, é a prescrição baseada no diagnóstico da doença (patologia).
Nível 2 – Fato: neste nível, a prescrição leva em conta os sintomas da doença.
Nível 3 – Emoção: neste nível, prescrevemos para o estado emocional do paciente.
Nível 4 – Ilusão
Nível 5 – Sensação
Nível 6 - Energia
Os níveis e a homeopatia
Assim como qualquer fenômeno a experiência da doença também pode se dar em vários níveis. Um paciente com um câncer extensivo pode aceitar o fato de maneira que não experimente emoções tais como ansiedade, medo ou mágoa, mas sòmente sintomas relacionados a esse problema. Para ele a experiência da sua doença não é mais que um fato; ele tem um câncer e tem que aceitar isso como um fato (nível 2). Por outro lado uma jovem com artrite reumatóide pode sentir uma grande ansiedade pelo futuro. Se você observá-la a ansiedade pode ser o achado mais importante e pode-se mesmo dizer que sua doença é ansiedade pelo futuro em lugar de artrite porque ela experimenta a artrite como ansiedade. A dor e a limitação do movimento podem ser sentidas como ansiedade:o nível em que ela sente a sua doença, é o da emoção (nível 3) Uma outra jovem com eczema pode ter medo de ser rejeitada pela sociedade devido ao seu problema. Sintomas como prurido e descamação, mesmo estando presentes, não são tão importantes como seu medo imaginário de ser rejeitada.O seu eczema é sentido como uma ilusão,(nível IV) Um homem com asma brônquica pode experimentar a sensação de ser oprimido e essa sensação pode emergir também no plano mental. Aqui, o que importa é a sensação que é comum à mente e ao corpo.A asma é experimentada como a sensação de estar sendo oprimido e em outras áreas de sua vida ele pode experimentar a mesma sensação(nível V)
Em uma criança com resfriados recorrentes e tosse podemos observa-la correndo num lugar continuamente, movendo-se constante e rápidamente.Essa criança pode nem mesmo sentir o resfriado e a tosse, mas somente a energia que a compele a correr. Seu nível de experiência é o da energia (nível VI.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário