segunda-feira, 25 de maio de 2009

A classificação natural das drogas

Rajan Sankaran

Os medicamentos homeopaticos são classificados de acordo com a sua fonte em:
Reino Mineral
Reino Vegetal
Reino Animal
Nosódios
Sarcódios
Imponderáveis
O REINO MINERAL:Os temas centrais comuns aos medicamentosa do reino mineral são a estrutura e a organização, e os problemas dos remédios/personalidades minerais provém de uma ruptura nesta estrutura e organização, quebra de relações ou falhas no desempenho. Como personalidades, eles são muito sistemáticos e tendem a ser altamenta organizados. Os medicamentos minerais podem ser classificados em vários grupos:

Metais: os metais tem a ver com o desempenho e a defesa. A primeira linha de metais na tabela periódica preocupa-se com a defesa mais do que com o desempenho.Esta linha consiste do Manganês, Ferro, Cobalto, Níquel, Cobre e Zinco.
A segunda linha tem mais a ver com o desempenho do que com a defesa, e inclui o Ródio, Paládio, Prata, Cádmio, e o Índio.
Os elementos pertencentes à terceira linha apresentam as mais fortes questões sobre defesa/desempenho.Esta linha consiste dos metais mais pesados e inclui o Ósmio o Irídio, a Platina, o Ouro, o Mercúrio e o Tálio.
Cátions:O tema principal dos cátions, é sua necessidade de relacionamento.
O tema dos cátions no grupo IA é a formação dos relacionamentos. Estes cátions são o Sódio e o Potássio.
Para os cátions do grupo IIA, que são Magnésio, Cálcio, Estroncio, Bário, o tema é uma necessidade de suporte e apoio.
Os elementos do grupo II Boro e Aluminio, tem em comum um sentimento de confusão e uma sensação como se houvesse uma teia de aranha sobre o seu rosto.

Ânions:O principal tema entre os ânions é o esforço em ter ou manter uma relação. No grupo V, Phosphoro, Arsenico, Antimonio, Bismuto, o tema é o sentimento de não ser amado e de estar só.(medo de ficar sozinho, desejo de companhia, apegos)
Entre os elementos do grupo VI, Sulphur e Selenio, observamos os sintomas:aversão à companhia e incapacidade para o trabalho.
O grupo VII contem os Halogenios, Fluoretos, Cloro, Brometos, Iodo. Eles tem o sentimento de serem enganados e traídos.
O grupo IV contém os elementos não metálicos Carbono e Silica cuja caracteristica é a não
reatividade.
Sais: Um sal representa uma união de duas qualidades que equilibram uma a outra e conjuntamente são apropriadas em certas situações da vida. Dos dois componentes de um sal, o cátion precisa formar uma relação enquanto os ânions parecem repelir um relacionamento. Por exemplo a qualidade do Natrum é um forte desejo de formar um relacionamento, tanto que qualquer rejeição causaria uma dor e um desapontamento tremendos.
Esta necessidade do Natrum precisa ser equilibrada por uma qualidade de esperar desapontamento e rejeição e a não disposição em formar relacionamentos. Isto é fornecido pelo elemento muriaticum(cloro). Portanto o Natrum Muriaticum é um sal básico pois ele representa a necessidade do homem de formar relacionamentos e ao mesmo tempo, a capacidade de tolerar rejeições.
Ácidos: O tema principal do grupo ácido é uma luta seguida por um colapso.Representa um constante esforço na situação daquele elemento. Por exemplo, o principal sentimento do Phosphorus é que ele não é amado e ele reage a esse sentimento sendo afetuoso amigavel e compassivo na esperança de que seu amor e cuidado sejam retribuidos.
Quando esse esforço para cuidar dos outros torna-se constante, o estado é de Phosphoricum Acidum.
Palavras empregadas:Meu relacionamento. Minha casa/familia.Minha conta corrente. Minha saúde.Meu desempenho.Meu trabalho. Minhas articulações. Minha pele. Meus nervos.
Medos: ruptura das estruturas, falhas no desempenho, de perder alguma coisa.
O REINO ANIMAL
Nos medicamentos animais ha um conflito que tem a sua base em uma divisão no self. Existem dois lados diferentes de tais personalidades; o lado animal e o lado humano. O lado animal se preocupa com a competição (que é a chave da sobrevivencia no mundo animal). Há necessidade de se atrair a atenção e estas personalidades são atraentes no seu comportamento e aparencia. Eles também podem ser enganosos malévolos e agressivos, e estas qualidades podem ser atribuidas ao seu lado animal. O seu lado humano, por outro lado, parece desprezar o animal interior. A meneira como eles se sentem a respeito de si mesmos frequentemente reflete-se nas expressões que podem ser "pelos seres humanos" "os humanos são tão cruéis" "eu me sinto dividido", "eu pulei em cima dele" "eu não sou bom o suficiente". Enquanto os principais problemas dos medicamentos aniamis provem deste conflito, eles geralmente são afetados por desapontamentos no amor e no desempenho, por serem desprezados, por serem atacados. Entre os medicamentos animais, temos grupos e classes diferentes: cobras, insetos, mamíferos etc., cada um com seus padrões caracteristicos.
Palavras empregadas: "Meus sentimentos". "Pelos seres humanos". "Eu pulo em cima deles". "Eu vou bater neles". "Ela é melhor do que eu". "Eu não sou bom o suficiente". "Eu não me aceito". "Eu me sinto dividido". "Os seres humanos são tão crueis".
Queixas; problemas no seu poder de atração e na sua competitividade.
Sonhos: animais, cobras, buscas, ser atacado, amorosos, voando.
O REINO VEGETAL: A qualidade básica de uma planta é a sua sensibilidade. Ela é um organismo vivo, enraizado no solo, incapaz de mover-se. Para sobreviver, ela precisa ser sensível às alterações no ambiente externo e também capaz de se adaptar a essas mudanças, pois ela não consegue se mover dali. Estas caracteristicas também são descritivas daqueles que precisam de um medicamento vegetal.
Eles tem uma natureza sensível, afetada por muitas coisas e ajustando-se/adaptando-se a elas.
Eles apresentam as suas queixas de um modo desorganizado, frequentemente falando no meio delas sobre as queixas de outras pessoas e descrevendo as suas de maneira incompleta, sem nenhuma ordem em particular. Eles sentem a maioria das coisas intensamente e são muito descritivos. As queixas são de inicio rápido e de natureza mutável, com muitas modalidades; elas geralmente estão relacionadas com esta sensibilidade.
As expressões que eles empregam são: "Eu sou afetado por/sensível a" "Isto me machuca" "Isto me toca" "Eu não consigo tolerar". Os seus sentimentos são as coisas mais importantes para eles, e o medo de ser machucados também. Mesmo os seus sonhos são influenciados pelas ocorrencias cotidianas.Os sonhos são variados: com plantas, vegetação, natureza, música, arte. O fator causal frequentemente é o esforço excessivo ou dano emocional ou físico.
OS NOSÓDIOS
O tema dos nosódios é o desespero, e este desespero é expresso em todas as esferas da vida de uma pessoa que precisa de um destes remédios. A sua maneira de encarar as coisas e reagir a elas é sempre desesperada. Os nosódios são preparados a partir de um tecido doente. Este tecido está completamente sob o domínio da infecção, sobrepujado pela infecção, de modo que as qualidades mais básicas da infecção ou dos processos infecciosos são manifestados nos nosódios. No caso da escabiose, o tecido terá as qualidades da infecção escabiótica - o principal sintoma da escabiose é um intenso prurido - é uma luta constante com um extremo desconforto. O nosódio é preparado a partir do tecido escabiotico derrotado - Psorinum manifesta esta luta. A indicação para um nosódio reside no processo, ao invés de em qualquer esfera de vida em particular. Por exemplo, onde há uma intensa luta com qualquer problema, seja este dinheiro, aceitação, religião ou amor, o remédio indicado é Psorinum. O problema aqui é de carater indiferenciado, mas se o problema for específico, por exemplo se a luta tiver algo a ver com ego e dinheiro, o remédio indicado é Sulphur, um dos antipsóricos mais conhecidos. Para uma explicação mais detalhada referencio ao livro "The Substance of Homeopathy"(A Substancia da Homeopatia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário