quarta-feira, 29 de abril de 2009

RAJAN SANKARAN:"A percepção da realidade nos adoece"


O prestigiado médico indiano assegura que se nossos desejos e ilusões não coincidem com a realidade que vivemos, nosso corpo adoece.

Foto: GUILLERMO MOLINER
entrevistador:Gaspar Hernandès

entrevistado: Dr. Rajan Sankaran
--Porque a homeopatia é mais respeitada na Índia que na Catalunha?

Não tenho a resposta para essa pergunta, mas apontarei algumas opções. Talvez se deva ao fato de que na India nem tudo é branco ou preto e se aceitam várias possibilidades. Se tu não pensas como eu, não vou estar contra ti, porque podes ter razão, e o outro também.As muitas religiões que convivem em nosso país são uma mostra disso.

--Existem três medicinas oficiais?

Sim. A chamada medicina convencional, o ayurveda e a homeopatia. A medicina homeopática tem muitíssima aceitação entre nossa população. Neste momento há 300.000 estudantes de homeopatia e a homeopatia está incluida na Saúde pública.

--Como na França; mas aqui não...

Cada vez há mais países que a incluem na saúde pública. Na India, temos inclusive universidade de médicos homeopatas.

--Pois aqui o que temos cada vez mais, são especialistas que não param de te pedir exames e que te mandam a outros especialistas que te pedirão mais exames.

Este tipo de medicina se especializa demasiadamente e se esquece de olhar a pessoa como um todo. A especialização se concentra nas parte pequenas. Se me permite a brincadeira, alguém vai ao médico porque tem um problema na orelha direita e este lhe diz: Tem que ir ao especialista da orelha direita, pois eu sou da orelha esquerda. quando o médico se ocupa das pequenas partes , se perde no plano geral. E as doenças começam essencialmente neste chamado plano geral e se manifestam em partes concretas.

--Por que adoecemos?

Porque a percepção de nossa realidade interna não se adequa à realidade que vivemos É nossa percepção da realidade que nos adoece. Se nossos desejos e ilusões não coincidem com o que vivemos, podemos adoecer

--E como se cura isso?

Quando alguém vem consultar, o primeiro que me interessa é sua percepção da realidade. Depois vamos retirando capas, através da totalidade de sinais e sintomas, para saber qual é o transtorno básico da pessoa. Esse transtorno não pertence à mente nem ao corpo: é algo mais profundo, e a esse nível, a pessoa fala uma linguagem que é ao mesmo tempo mental e física.

--Que é a realidade?

A totalidade da experiência neste momento.

--Os sonhos são realidade?

Sim, claro. Há diferentes níveis de experiências: fatos, emoções, sonhos etc... Experimentamos a realidade em diferentes níveis em cada momento.

--Deus é real?

Não creio nem deixo de crer. Só vivo e observo.

--Podemos estar doentes sem ter nenhum sintoma físico?

Sim, claro. Se não eliminarmos a falsa percepção da realidade que temos encerrada dentro de nós, tarde ou cedo isso provocará uma doença. Por isso a homeopatia pode tratar ao paciente sem que êle tenha sintomas evidentes

--Como tratar?

Com qualquer substância da natureza animal, mineral ou vegetal que tenha a imagem exata do que o paciente expressa.

--A homeopatia se baseia no principio da similitude?

Sim. A mesma substância que produz determinados sintomas em uma pessoa sã, é capaz de curá-los em uma doente.É mais fácil entender se pensarmos nos mecanismos de ação das vacinas, nas quais se administra ao paciente a mesma substância que provoca a doença.

--Tem efeitos secundários?

Não, se o tratamento for bem conduzido. Não só não tem nenhum efeito secundário, mas também é compatível com outros tratamentos.

--Porque a homeopatia é tão lenta?

Isso não é certo. Às vezes atua muito rápido O que demora é tratar doenças crônicas. A única limitação da homeopatia é que depende muito da habilidade do médico para explorar e conhecer a pessoa. Conhecer o paciente profundamente, é uma tarefa que requer tempo.

--Os homeopatas são um pouco psicólogos?

Em certo modo, vamos além da psicologia. Nossa percepção da realidade não pode mudar só com a vontade. A homeopatia remove esta percepção da realidade e isto faz com que a doença se dissolva.


Um comentário:

  1. Meu querido colega! Sou Dra Maria Célia Couto Teixeira,médica homeopata giving attendance at my hometown,Juiz de Fora. Além de cursos de Especializaçao em Homeopatia fiz tb I Curso de Especializaçao Neuropsiquiatria infantil(ABENEPI)
    A percepçao da Realidade é muito subjetiva ,qual é a falsa ,qual é a verdadeira?Qual devemos eliminar,qual escolher? O que é Verdade? Nosso grande mestre nos diz que"Há um Deus Bom,que é a VERDADE e a propria SABEDORIA" Acordo e deito pedindo à Suprema Verdade e Sabedoria,que, mesmo se eu esquecer Dela,algum dia,continue Iluminando

    ResponderExcluir