domingo, 5 de abril de 2009

A HOMEOPATIA NOUMÊNICA DO DR. MASI ELIZALDE



Alfonso Masi Elizalde nasceu em 23 de outubro de 1932 na cidade de Buenos Aires, onde faleceu em 23 de julho de 2003. Êle estudou medicina na Universidade de Buenos Aires. Na Argentina, ocupou vários cargos de direção e de ensino na "Associação Médica Homeopática", da qual seu pai foi um dos fundadores. Devido a diferenças doutrinárias, êle de afastou e criou a "Escola Médica Homeopática", onde ocupou os mesmos cargos. Posteriormente, êle fundou o "Instituto de Altos Estudos Homeopáticos James Tyler Kent"do qual foi mestre e Presidente honorário.
Masi foi conferêncista em congressos internacionais na Argentina, Brasil, México, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Grécia. Seus seminários médicos começaram na cidade de Florença em 1980, após em Milão, Roma e Palermo na Itália; Paris e Lyon na França; São Sebastian e Sevilha na Espanha, Bruxelas e Gand na Bélgica; Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades do Brasil e na cidade de Quito no Equador.
Masi Elizalde fez uma releitura dos escritos de Hahnemann e das patogenêsias, procurando compreender toda sua essência. A palavra "noumeno", de origem grega, criada pelo filósofo Kant significa a realidade profunda de uma coisa, o inteligível que se encontra antes do fenômeno acessível aos sentidos, a essência de uma coisa, de uma substância. O Dr. Masi procurou descobrir o "noumeno" ou a essência de cada sintoma, de cada remédio, e de cada paciente, em outras palavras sua alma.
Nisto está de pleno acôrdo com Hahnemann que disse a respeito da cura: devolver ao homem o bem estar em suas sensações, a dignidade em seus atos e levá-lo à reconciliação com o Grande Espírito que todos os sistemas solares adoram.
O Dr. Masi Elizalde deixou para a comunidade homeopática, essencialmente:
1) Uma abordagem filosófica realista de base Aristotélico Tomista não com o objetivo de obrigar a uma filosofia particular, mas para liberar às interpretações, para ser mais livre.
2)O conceito de dinâmica miasmática. Sendo esta o resultado das inter relações entre o meio e o sujeito que sofre. Um sintoma mental de sofrimento dito psórico primário como a sensação de ser incapaz, ou não amado, ou frágil etc...cria um handicap mental contra o qual a pessoa vai se defender como puder, com a energia de que dispõe e os obstáculos ou ajudas que encontre no meio, daí resultando 3 tipos de reações:
A reação egotrófica - O primeiro esfôrço do sujeito, será negar seu handicap. Por exemplo se o seu sofrimento é se sentir incapaz, êle vai fazer de tudo para aumentar e provar sua capacidade, de uma maneira compulsiva, toda sua energia será para compensar e provar a êle mesmo e aos outros que êle é capaz. Essa reação corresponde ao miasma chamado na homeopatia de "sicose".
A reação egolítica - Se o meio se opõe à reação egotrófica do sujeito ou a desencoraja, êle abandona a luta por adquirir a faculdade em questão por um processo de autodestruição ou ególise:( eu sou um incapaz, não sirvo para nada), correspondendo ao miasma chamado sifilís na homeopatia. Mas de todas as maneiras, encorajado ou desencorajado, o sofrimento é o mesmo: a sensação errônea de ser incapaz.
A reação alterlítica - é a reação de defesa de acusar o outro de ser responsável pelo seu sofrimento, por ex.(abandonei os estudos porque meu pai não me ajudou) ou em fazer ressentir ao outro do handicap de que é portador ( não vais conseguir porque és incapaz) É a mesma doença que êle projeta sôbre outro.
3) Uma metodologia racional e ordenada para estudar patogênesias e casos clínicos.

Um comentário:

  1. Dra. Glaci
    Boa tarde!
    Achei seu blog muito informativo então tomo a liberdade de perguntar se é possível divulgar um Curso em Homeopatia que acontecerá no Instituto do Coração o "Estudos Avançados do Organon da Arte de Curar" o Professor é Marcelo Pustiglione renomado homeopata conhecido Internacionalmente
    Se houver a possibilidade meu e-mail é vera.ramos@incor.usp.br e nosso telefone (011)-30695023.
    Grata.
    Vera

    ResponderExcluir