quarta-feira, 29 de abril de 2009

DR.RAJAN SANKARAN - MUMBAI, INDIA



O Dr. Rajan Sankaran desenvolveu um método de praticar a homeopatia que se tornou popular e atraiu muitos seguidores e também alguns críticos no mundo todo. O seu trabalho é desenvolvido em Mumbai na Índia, em sua clínica e seu método é apresentado através de vídeo cursos, ou pessoalmente através de seminários em todos os países. O seu primeiro e mais importante livro é "Spirit of Homeopathy", de 1991.

O Dr. Sankaran estudou os remédios segundo o reino da natureza a que eles pertencem, estabelecendo analogia entre as doenças e os reinos animal, mineral e vegetal. A idéia é encontrar um padrão nas profundezas do ser que combine com um desses reinos. Por exemplo:" Um arquiteto que perdeu uma competição para uma firma mais eficiente e melhor estruturada.Quando lhe perguntamos qual é sua experiência nessa situação particular, êle pode dizer, por exemplo que se sente envergonhado. Se aprofundarmos mais pedindo-lhe que descreva a experiência de sentir-se envergonhado, ele nos dirá não a emoção, mas a experiência atual do fato, que será uma sensação. A experiência poderá ser: "Eu sinto que me falta algo, ou eu sou incapaz de algo" que será um remédio Mineral; Ou "Eu sinto que os outros são melhores do que eu"o que levará a um remédio do reino Animal; Ou "Eu me sinto chocado e desapontado, com a sensação de estar afundando"que será uma reação da Planta."


Exemplo de um caso:" Um homem com um tumor no globo ocular. Ele diz que esse tumor causa um desequilibrio em seus olhos.Então êle descreve esse desequilibrio como uma sensação de descoordenação, e depois, como a coordenação é a coisa mais importante da sua vida, como cada coisa deve estar coordenada, e cita entre outros exemplos, o tipo de coordenação que um pilôto necessita quando pilota um avião. Depois o homem descreve uma situação na qual sua sogra fez algo pelas suas costas o que o fez sentir-se "desapontado e traído." Se não cedermos à tentação de usar a rubrica "transtornos por desapontamento ou por traição"e pedirmos que descreva o desapontamento, então teremos a individualidade da pessoa nessa circunstância. Quando alguém faz alguma coisa pelas suas costas, algo que não é esperado, o sentimento de desapontamento é comum, não individual. Quando lhe pedi para descrever o desapontamento, êle disse "é como se tivesse levado um soco no estômago", então aprofundando mais lhe pedi para descrever a experiência de "levar um soco", e êle respondeu: Eu me senti "completamente sufocado". Descreva a "sufocação". Então êle diz que se sente sufocado em várias situações em sua vida, como quando nada, ou em situações claustrofóbicas. A sensação de sufocação junto com o senso de importância da coordenação e controle nos dará o remédio Argentum Nitricum, que tem o controle, a coordenação e a sufocação. Esse remédio curou o tumor em seu olho.
http://www.minimum.com/interviews/sankaran1.html

Um comentário:

  1. realmente um caso muito interessante! Grande medicamento,o Argentum nitricum "cuja fraquesa mental se acompanha de um estado emocional de excitabilidade,nervosismo,impulsos"segundo nosso gde amigo George Vithoulkas,que acredito acharia este caso interessante tb...parabenizo-o assim como,mais uma vez, a esta amiga,colega Glaci por compartilhar conosco suas ideias.Espero encontra-los pessoalmente, quem sabe este ano,em novembro,para comemorarmos juntos my sixties!Rá!

    ResponderExcluir