terça-feira, 12 de abril de 2011

LIGA HOMEOPATICA DO RIO GRANDE DO SUL COMEMORA 70 ANOS

 Dr. David Castro (a direita na foto)
No dia 17 de abril, a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) completa 70 anos de atuação no Estado, destacando-se como uma das instituições pioneiras no Brasil na divulgação da homeopatia como especialidade da área da saúde e na prestação de serviços à comunidade.
Até o final do ano, a Liga programa realizar uma série de atividades para comemorar a data, entre elas confraternização, inauguração de medalhão em homenagem a David Castro e Tribuna Popular na Câmara Municipal de Porto Alegre. O objetivo das ações é promover a especialidade e a Liga entre os profissionais médicos, farmacêuticos, odontólogos e veterinários, bem como divulgar a homeopatia para o público em geral.
Programação
Para marcar o aniversário, a entidade promove um coquetel para autoridades, parceiros, profissionais e simpatizantes no dia 16 de abril, às 17h, em sua sede, localizada na avenida Getúlio Vargas, 169, bairro Menino Deus, Porto Alegre. Na ocasião, serão lembrados os profissionais que fizeram parte da história da homeopatia no Rio Grande do Sul e instalada a éfigie de David Castro, médico homeopata pernambucano, fundador da LHRS. A peça irá substituir o monumento de Joaquim Murtinho, furtado da sede da LHRS em março de 2009.
No dia 28 de abril, às 14h, a Câmara Municipal de Porto Alegre (avenida Loureiro da Silva, 255) homenageia a Liga na Tribuna Popular – uma iniciativa do vereador professor Garcia.
De acordo com a médica veterinária Elisandra Pezzetta, presidente da LHRS, a entidade tem motivos de sobra para comemorar. “Nosso principal objetivo é divulgar a homeopatia e queremos que todos desfrutem desta terapêutica”, pontua. Como uma das mais antigas e tradicionais instituições do Brasil, a Liga segue os princípios fundamentados pelo criador da homeopatia, Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), comprovando os benefícios da terapia homeopática, que trata o semelhante com o semelhante. “Para nós, profissionais que atuamos voluntariamente na Liga, é uma grande alegria comemorar estes 70 anos”, finaliza.
Histórico
Criada em 1941, por iniciativa do médico homeopata pernambucano David Castro (1915-1980), a Liga Homeopática do Rio Grande Sul tem como objetivo a difusão da especialidade da homeopatia.
Através de Castro, a LHRS manteve programas de rádio, crônicas nos jornais locais e publicou por mais de 20 anos o Boletim da Homeopatia, iniciativas pioneiras no País. Foi responsável pela criação do primeiro monumento à homeopatia na América do Sul: a herma de Hahnemann do Parque Farroupilha (Redenção), em 1943, e pela implantação do Dia da Homeopatia no Brasil - 21 de novembro, em 1959. Além do atendimento médico nos três dispensários homeopáticos existentes à época, a Liga tornou-se sede de cursos regulares de homeopatia que se estabeleceram a partir da regulamentação da especialidade médica, a partir dos anos 1980.
Com 70 anos de história e constituindo marco fundamental da homeopatia gaúcha e brasileira, a Liga continua prestando atendimento médico e veterinário homeopático à população e aos animais, por meio do trabalho voluntário de 12 médicos e 9 médicos veterinários.
http://www.ligahomeopaticars.com.br/noticias/index.php?id=78&tipo=2044

lamasson.com.br/.../davicastro.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário