quinta-feira, 4 de março de 2010

Algumas reflexões sobre Carbo vegetabilis : dois casos

Algumas reflexões sobre  Carbo vegetabilis : dois casos
por Deborah Collins

Sra. M.  de 37 anos, veio para uma consulta por problemas digestivos. Queixava-se de distensão na barriga, intestino cheio de "vento".
"Parece que estou grávida, minha barriga está tão inchada. É muito pior com gorduras ou qualquer coisa pesada, então não posso comer bolos, e muito menos frituras, dá uma sensação de pressão. "Tive enxaqueca desde a puberdade, mas  têm mais a ver com a minha digestão do que com os meus períodos menstruais. As dores de cabeça situam-se na minha têmpora direita e olho direito, e minha cabeça fica muito fria nessa época. Meu pescoço e ombros são rígidos, tensos. Durante as dores de cabeça eu estou com frio , pior do que o habitual. Nem mesmo um cobertor elétrico pode me esquentar. Em geral, eu sou friorenta, com as mãos e os pés de congelados e eu estou muito pior no clima frio úmido. Apesar do frio  eu  preciso de ar fresco, caso contrário, eu me sinto sufocada. No carro, eu sempre tenho o ventilador ligado e em casa, eu tenho as janelas abertas "
"Eu estou sempre cansada e constantemente deprimida. Eu não sei por que estou sempre tão descontente, tenho uma vida boa e uma boa família. Seis anos atrás, mudei de casa e não consigo me ajustar. Eu continuo à procura da casa em que eu possa me sentir feliz, em algum lugar alegre e acolhedor. Eu sou muito sensível para a atmosfera, sinto coisas que outras pessoas não  sentem, como fantasmas, e eu respondo a elas. Eu gostaria de estar com muitas pessoas em um ambiente amigável, ajudando as pessoas, mas eu sou tão tímida e insegura de mim mesma. Eu sempre me pergunto "Estou fazendo certo?" Eu tenho medo de começar tudo errado. "
No passado, tomou Cálcio Muriaticum e Grafites com pouco resultado. Este parece ser um caso clássico Carbo vegetablis, com queixas digestivas pior pela gordura, a frieza, a fome de ar, e o cansaço. Ela respondeu muito bem a doses repetidas ao longo dos próximos meses.
"Minha dor de cabeça está totalmente acabada e minha cabeça está muito mais clara do que antes. . Meu estômago melhorou completamente.
"Estou mais aquecida, também. As minhas mãos e os pés não são tão frios. A nuvem negra de depressão foi levantada,  Estou de certa forma mais contente  de estar onde estou e estou indo para a comunidade fazer amigos. Eu sinto que eu pertenço. "

Sra. E. 35 anos, veio por problemas digestivos, ela tinha sido diagnosticada de Cólon espástico. Lycopodium foi um pouco útil, mas ela ainda sofria de indigestão, especialmente por alimentos gordurosos e de dores de cabeça e letargia.
"Tudo parece tão pesado e estagnado, ainda mais em torno de minha menstruação, meu útero é tão pesado, uma sensação prolapso. Quando criança, eu tinha muitas dores de barriga , e quando minha menstruação veio, foi pior. Esses dias, eu fico cansada e irritada durante a menstruação "
"Não posso comer alimentos gordurosos demais ou comida picante, fico inchada, prisão de ventre, e perco meu apetite. É como se meu estômago simplesmente parasse de funcionar. Tudo passa tão lentamente, a minha digestão, a minha circulação, a minha concentração. Eu estou sempre frio, mesmo em clima quente. Eu uso meias na cama, mesmo no verão, e  muita roupa quando os outros estão vestindo saias e vestidos de verão, mas não posso suportar ambientes fechados."
"Quando criança, eu era tímida, insegura e tinha medo de um monte de coisas. Eu tinha medo dos incêndios, de afogamento e de areia movediça. Eu tinha pesadelos de ser perseguida e sentia fantasmas na sala, o que me deixava completamente em pânico. Eu não tive muito contato com minha mãe. Eu queria ser acariciada e cuidada mas ela não era  de fazer isso. Na minha adolescência, eu procurei o conforto, a simpatia que eu não recebia em casa em outro lugar e meus pais me consideravam difícil. . Eu dependo muito do meu marido e ele precisa para me ajudar em tudo  Quando estou me sentindo indisposta, todos os velhos medos vêm de novo e eu sinto coisas que outros não sentem. Sou sensível à atmosfera e eu só quero ficar em casa, onde é seguro e acolhedor. "
Este caso se parece com uma combinação de Sépia (queixas menstruais, prolapso, gordura agrava) e Cálcio Carbonicum (medos, calafrios, cansaço, prisão de ventre), mas o remédio mais específico é vegetablis Carbo.  Pouco a pouco, com doses repetidas de vegetabilis Carbo, sua eficiência melhorou como o fez o seu humor. Os problemas digestivos cessaram e seus períodos menstruais não eram mais um momento de cansaço e frustração.
"O que é ainda melhor para mim e para meu marido, é que eu não me sinto tão pesada e deprimida. Sinto-me mais independente, menos ansiosa e carente"

Os remédios Carbono pertencem à segunda linha da tabela periódica, onde  ainda se está lidando com as questões da infância; atingir uma sensação de segurança em seu próprio corpo. Em ambos os casos, as mulheres ainda se sentiam criança em certos aspectos, com seus medos, suas inseguranças, e sua dependência de uma figura mais forte. Elas sentiram que sua mãe não lhes havia dado o cuidado que desejavam.  É como se elas não estivessem totalmente encarnadas e, portanto, muito mais em contato com o mundo invisível dos fantasmas do que com o mundo visível à sua volta. Carbo Vegetabilis  pode ajudar algumas pessoas que vêm para a terra dos vivos, aquecendo-os e tornando-as menos suscetíveis às influências invisíveis.
Palavras-chave: queixas do estômago,  insegurança, medo de fantasmas.
Remédio: Carbo Vegetabilis
                                 TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

Um comentário:

  1. ...ENXAQUECA * CEFALÉA * DOR DE CABEÇA
    Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
    pelo IOR, 73 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários portadores de ENXAQUECA, (DÔRES DE CABEÇA MUITO INTENSA).
    Aplicando as técnicas de REFLEXOLOGIA, consigo obter ótimos resultados; oferecendo assim uma excelente qualidade de vida aos clientes.
    A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés, desbloqueando canais
    de comunicação com o cérebro, para que este
    possa agir, corrigindo assim o problema.
    Não tem contra indicação para estes
    casos e não usa medicamentos
    Visite meu Site: www.djalma.com.br
    São Paulo SP ( Metrô Santana) BRASIL. :.

    ResponderExcluir