sábado, 8 de agosto de 2009

SECRETARIA DE SAÚDE DE MACAÉ INICIA CAMPANHA DE HOMEOPATIA PARA GRIPE A


Utilizada em grandes epidemias e com bons resultados ao longo da história, a homeopatia está sendo adotada também pela prefeitura de Macaé desde de 2007 como medida auxiliar em algumas doenças. Dentro desta perspectiva em que o mundo vive uma pandemia de influenza A (H1N1), a secretaria de Saúde de Macaé inicia na próxima segunda-feira (3), a Campanha de Homeopatia para Gripe A.
Coordenadora de Saúde Coletiva do município, a homeopata Laila Nunes, explica que o medicamento não é uma vacina, e sim um atenuante dos sintomas da gripe. Os medicamentos utilizados serão o Influenzinum e o Bryonia, usados inclusive durante a pandemia de Gripe Espanhola, oriunda na Europa em 1918, e a Gripe Asiática, em 1957. O medicamento, que terá distribuição gratuita, poderá ser usado por pessoas de todas as idade, principalmente pelas que estão enquadradas nos grupo de risco como gestantes, crianças e idosos, além de cardíacos e pessoas com problemas respiratórios. Serão confeccionados inicialmente 100 mil doses dos medicamentos. O Influenzinum produzido a partir do vírus atenuado da gripe espanhola, é indicado para quem não está com os sintomas da gripe e tem como objetivo diminuir a sensibilidade da população ao vírus. Já o Bryonia tem como função minimizar agravamento da doença, dos pacientes sintomáticos. Laila explica ainda que os medicamentos, conhecidos como bioterapicos foram escolhidos a partir do “gênio epidêmico”, onde foram traçados os principais sintomas apresentados pelos pacientes como febre alta, tosse, dores musculares e no corpo. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressalta que a homeopatia é mais uma medida do governo municipal na luta para conter a gripe A. “Buscamos pautar nossas ações na prevenção, e a homeopatia tem essa função além de ter um custo baixo”, acrescenta lembrando que os custos com tratamento hospitalar de pacientes com quadro respiratório grave oriundo do agravamento da gripe é muito elevado. A Campanha acontecerá a partir das 10h, no calçadão avenida Rui Barbosa.
Fonte: Prefeitura Macae

Um comentário:

  1. Parabéns à Prefeitura de Macaé! Será que eles já tem algum dado sobre a eficácia do tratamento em relação a numeros de pessoas doentes na cidade? Seria interessante divulgar os resultados preilimares!

    ResponderExcluir