terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Medicina e Literatura

Imagem: Anton Tchekhov
    Na literatura, temos médicos que ocuparam lugar de destaque começando por François Rabelais que viveu no século 16 e ficou famoso por Pantagruel e Gargântua. Começou estudando para o sacerdócio, depois passou para o direito e por fim tornou-se médico, coisa que aparece em sua literatura de forma escatológica..
    Na Rússia do século 19 tivemos mais uma grande figura: Anton Tchekhov, que foi escritor, médico e também paciente: sofria de tuberculose, doença então muito frequente. Médico dedicado, com uma grande visão social da profissão, Tchekhov dava um jeito de conciliar as duas atividades. "A medicina é minha esposa e a literatura é minha amante", disse certa vez.
    Mais recentemente tivemos dois exemplos, o francês Louis Ferdinand Cèline, pseudônimo de Louis Ferdinand Destouches, autor de "Viagem ao fim da Noite"; homem perturbado, que aderiu ao nazismo e que foi julgado por causa disso; e o inglês Somerset Maugham, numa época muito popular por obras como "O fio da Navalha". No Brasil há pelo menos quatro grandes nomes, o poeta Jorge de Lima, o ficcionista Guimarães Rosa e dois fantásticos autores gaúchos, Cyro Martins e Dyonélio Machado. Devo acrescentar  o genial escritor gaúcho o médico Moacyr Scliar autor da crônica "A medicina e suas conexões", da qual retirei estas informações. Segundo  Moacyr Scliar há médicos artistas,médicos cientistas, médicos políticos. Medicina não tem a ver apenas com doenças, mas com a condição humana como um todo. Por isso, são muitas as suas conexões.
referência: A medicina e suas conexões. Scliar Moacyr- Donna  Zero Hora 15 de junho de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário