quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CONSTELAÇÕES HOMEOPÁTICAS

As constelações homeopáticas são um método para promover crescimento pessoal e auto-conhecimento. Elas ativam e reforçam a capacidade do corpo para a auto-cura.

As constelações homeopáticas não são terapia no sentido clássico do termo e não objetivam substituí-la. Elas podem entretanto suplementar tais terapias e melhorar as condições sobre as quais tais terapias podem se tornar mais efetivas. Elas são úteis como um elemento de educação continuada em homeopatia e outros campos relacionados.
Modo de ação das constelações homeopáticas
De acordo com o princípio básico da homeopatia, o similar cura o similar, a alma busca encontrar na doença e no sofrimento algo que seja similar à causa de seu sofrimento.
A alma está olhando para uma imagem de similaridade – algo que reflete sua situação patológica e problemática como foi – de modo a se conhecer melhor. Pelo reconhecimento de si nesta imagem os poderes inerentes de auto-cura da alma são ativados. Dentro da tradição da homeopatia clássica, tal imagem é transmitida à alma pelos remédios homeopáticos.
As constelações homeopáticas mostram que é possível receber tais imagens em situações de grupo. O pré-requisito para isto é a existência de campos informacionais. Nas constelações homeopáticas nós usamos o poder do grupo para penetrar em tais campos de informação. Através do convite ‘a consciência dentro do contexto da doença estes campos podem se tornar efetivos. A constelação trabalha com o campo informacional e de cura da homeopatia ou de um remédio específico. ( veja Rupert Sheldrake, The Presence of the Past, para informações sobre a teoria dos campos morfogenéticos).
Os remédios homeopáticos revelam seus efeitos de uma forma muito específica; eles são desenhados para o indivíduo. Em um tratamento dentro da homeopatia clássica é deste modo necessário conduzir uma anamnese ampla e abrangente. Ao mesmo tempo, contudo, os campos informacionais e de cura tem um efeito coletivo. Cada alma humana ressonará em uma certa extensão com cada remédio homeopático, ou encontrará nele um aspecto correspondente. Em uma constelação, os campos informacionais e curadores podem alcançar, tocar e influenciar cada participante individual do grupo, tanto quanto ele ou ela esteja aberto a isto. Neste contexto o campo funciona menos como terapia para doenças e mais como algo que fortalece a alma e o corpo.

Formas de constelações homeopáticas
As constelações homeopáticas podem ser gerais ou pessoais. Elas ou se referem a um contexto geral de um remédio homeopático bem conhecido ou a um contexto pessoal de um remédio especificamente indicado para um indivíduo participante de um grupo. O nome do remédio requerido pelo participante nem precisa ser conhecido.

Grupo-Alvo
As constelações homeopáticas são indicadas para pessoas que estejam desejosas de tomar responsabilidade por si mesmas, que estejam abertas a novas experiências e que querem promover seu próprio processo de cura assim como o de outra pessoas. As constelações homeopáticas podem ainda ser usadas como elemento de treinamento nas carreiras médica, social ou de ensino.

Usos das constelações homeopáticas
As constelações homeopáticas são um caminho para aumentar o auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal, e deste modo não são orientadas para um efeito curativo direto. Elas podem contudo fortalecer as forças de auto-cura e apoiar os processos de cura. Elas nos ensinam a ser mais presentes, ter mais percepção, nos comunicar melhor e ser mais precisos em nossa linguagem. Elas ainda nos treinam em nossa intuição, criatividade e espontaneidade. Para pessoas interessadas em homeopatia e que aplicam a homeopatia terapeuticamente, as constelações fornecem uma excelente forma de aprender acerca dos princípios da homeopatia e sobre os remédios individuais através de uma experiência direta.

Pré-requisitos para o facilitador de constelações homeopáticas
Para se qualificar a facilitar constelações homeopáticas você precisa ter considerável conhecimento e experiência com trabalho terapêutico. E, ao mesmo tempo, uma vez que comece com a constelação, você precisa esquecer todos os conceitos terapêuticos. Você deveria ter um conhecimento considerável de homeopatia e do princípio que o similar cura o similar. Tanto constelações gerais como pessoais em homeopatia requerem que você domine com maestria a arte de encontrar alguns sintomas ou problemas característicos. Uma parte crucial das constelações homeopáticas é encontrar aquilo que é essencial.

Peculiaridades das constelações homeopáticas
- As constelações homeopáticas não se referem primariamente ao passado ou ao futuro. Elas funcionam com o poder do momento. Elas não tem um propósito específico ou uma forma claramente definida. Elas não tem um objetivo ou meta
- Elas levam a um profundo entendimento dos princípios básicos da cura homeopática
- Elas não são complicadas. Elas são simples.
- Elas desenvolvem-se com uma cooperação de todos os participantes do grupo e dá espaço a aquilo que se desenvolve dentro deste espírito de comunhão e sem qualquer intervenção direta.
- Elas não objetivam uma solução rápida e não se espera que o terapeuta forneça uma solução. Ele honra o caminho que surge em pequenos passos e confia nos poderes de cura inerentes da alma.
- Elas não devem ser interpretadas como universalmente válidas. Ao contrário, elas permitem diferentes interpretações dos participantes e estas diferenças devem ser respeitadas.
- Elas buscam por uma qualidade oculta na dificuldade, por um poder de cura qeu funciona através da doença por uma nova força que advém da fraqueza.
- Elas são um meio sério de trabalhar em busca da cura e do auto-desenvolvimento. E ao mesmo tempo são divertidas e leves, e despertam a alegria interior.

O Autor:
Johannes Latzel, M.D. é um homeopata clássico e clínico geral. Ele dirige uma clínica em Freiburg/Breisgau, Alemanha. Junto com sua esposa Susanne (professora de música e terapeuta crânio-sacral ), ele dirige o Institut für Systemische Homöopathie Freiburg.

http://www.institutohellinger.com.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&id=67:constelacoes-em-homeopatia&catid=24:textos&Itemid=38

Nenhum comentário:

Postar um comentário