quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Remédios Homeopáticos derivados de Fungos

1. Agaricus muscarius
2. Agaricus emeticus
3. Agaricus phaloides
4. Boletus Laricis
5. Boletus Luridus
6. Boletus Satanas
7. Bovista
8. Phallus impudicus
9. Polyporus pinicola
10. Secale cornutus
11. Usilago

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

REPOSITÓRIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SÔBRE MEDICINAS COMPLEMENTARES

Existe um repositório de artigos científicos sobre "medicinas complementares" no site da Sociedade Antroposófica do Brasil
 http://www.sab.org.br/med-terap/MTframeArtigosCient.htm

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Medicina e Literatura

Imagem: Anton Tchekhov
    Na literatura, temos médicos que ocuparam lugar de destaque começando por François Rabelais que viveu no século 16 e ficou famoso por Pantagruel e Gargântua. Começou estudando para o sacerdócio, depois passou para o direito e por fim tornou-se médico, coisa que aparece em sua literatura de forma escatológica..
    Na Rússia do século 19 tivemos mais uma grande figura: Anton Tchekhov, que foi escritor, médico e também paciente: sofria de tuberculose, doença então muito frequente. Médico dedicado, com uma grande visão social da profissão, Tchekhov dava um jeito de conciliar as duas atividades. "A medicina é minha esposa e a literatura é minha amante", disse certa vez.
    Mais recentemente tivemos dois exemplos, o francês Louis Ferdinand Cèline, pseudônimo de Louis Ferdinand Destouches, autor de "Viagem ao fim da Noite"; homem perturbado, que aderiu ao nazismo e que foi julgado por causa disso; e o inglês Somerset Maugham, numa época muito popular por obras como "O fio da Navalha". No Brasil há pelo menos quatro grandes nomes, o poeta Jorge de Lima, o ficcionista Guimarães Rosa e dois fantásticos autores gaúchos, Cyro Martins e Dyonélio Machado. Devo acrescentar  o genial escritor gaúcho o médico Moacyr Scliar autor da crônica "A medicina e suas conexões", da qual retirei estas informações. Segundo  Moacyr Scliar há médicos artistas,médicos cientistas, médicos políticos. Medicina não tem a ver apenas com doenças, mas com a condição humana como um todo. Por isso, são muitas as suas conexões.
referência: A medicina e suas conexões. Scliar Moacyr- Donna  Zero Hora 15 de junho de 2008.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DÉFICIT DEMOCRÁTICO NA SAÚDE

No Brasil, vivemos em um regime democrático. Se de forma geral parece não haver dúvidas em relação a isso, a situação é diferente quando o assunto são Práticas Integrativas “Quando observamos o campo da saúde, especificamente na área das Práticas Integrativas – sendo Acupuntura, Fitoterapia e Homeopatia as mais conhecidas e praticadas – encontramos fatos que colocam em dúvida o caráter pleno da liberdade e o compromisso de garanti-la de forma igualitária e universal”, afirma Hylton Sarcinelli Luz, presidente da Ação pelo Semelhante, em no artigo que é o tema especial do Ecomedicina.




Confira!



http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/tema8.asp